Em 2022 continuou a crescer o número de animais adotados no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso, 884, e as esterilizações realizadas, 1373. Os números foram avançados pelo município de Santo Tirso.
“Temos feito uma grande aposta na prevenção do abandono animal atuando à priori, nomeadamente ao nível das esterilizações” refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que as medidas não são avulsas.
“Estamos empenhados em atuar de forma concertada, a proteção animal é uma causa que nos deve unir a todos”, alude Alberto Costa adiantando que a Câmara realizou, recentemente, um protocolo com a ASAAST – Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso.
“A ASAAST tem a nobre missão de proteger animais abandonados e errantes e por isso a sua atividade reveste-se de interesse municipal. É nesse sentido que surge este protocolo de colaboração que pretende apoiar financeiramente a associação, nomeadamente com as despesas de saúde e alimentação com os animais acolhidos”, assegura o autarca.
Em 2022, foram adotados 884 animais no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso – 333 cães e 551 gatos – havendo um aumento de 60 face ao ano anterior. Os números, fornecidos pela Câmara Municipal, destacam-se quando se fala em esterilizações: em 2022 foram esterilizados 1373 animais, mais 123 do que em 2021.
No âmbito do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, na qual permite a esterilização de gatos de rua mediante a captura dos animais nas próprias colónias, sendo, depois, devolvidos ao mesmo local, foram esterilizados 611 animais.
Já dos 884 animais adotados, cerca de 31 foram adotados via ASAAST – Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso.
Os dados do ano de 2022 referem também que cerca de 752 vacinas foram administradas em animais.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL