O rali de Santo Tirso tem início hoje com a Super Especial Noturna, no entanto, foram os constrangimentos de trânsito em Monte Córdova, durante o dia de amanhã, que foram um dos temas da última sessão da Assembleia Municipal.
Luís Ribeiro, Presidente do CDS de Santo Tirso interveio, durante o período das intervenções do pública, para alertar sobre os cortes nas estradas para Monte Córdova.
Existem quatro estradas que dão acesso a Monte Córdova, por Valinhas, pela Assunção, por São Tomé de Negrelos e por Burgães. As três primeiras estradas referidas estarão bloqueadas sendo que o principal problema prende-se com as condições da última, a que estará totalmente aberta ao trânsito.
Nesse sentido, o presidente centrista local, teceu várias considerações.
Falo então dos constrangimentos que o Rally de Monte Córdova traz à população da freguesia. Que fique claro, que não estou contra a realização do rally, serei sempre um defensor de provas desportivas sejam elas de que tipo for. Muito menos isto será uma critica pelo rali vir a Monte Córdova, pois será sempre um orgulho e um prazer receber eventos e penso falar pela população em geral, serão sempre bem recebidos.
O que me traz então aqui serão os constrangimentos provocados pela suspensão de trânsito que irá ocorrer no próximo dia 6 de maio entre as 9h00 e as 18h00. Só para se ter uma ideia partindo do centro de Santo Tirso, não iremos durante 9 horas aceder a Monte Córdova por Valinhas.
Dizem vocês, têm a hipótese de ir pela Assunção. Também não. Porque a estrada da igreja de Monte Córdova em direção à Assunção está cortada até ao lugar de Abelha em Burgães.
Há sempre a hipótese de irmos pela Nacional 105 e sairmos na vila de São Tomé de Negrelos e subirmos a Rua de Quintão e irmos ter ao alto da aldeia de Cabanas. Não dá, está cortada também.
Temos mais algumas hipóteses, como podemos ir pela Nacional 105, subir a serra da Agrela, ir ao concelho de Paços de Ferreira, freguesia de Seroa, ir a Penamaior e dependendo da zona de Monte Córdova onde se habite, ir a Meixomil ou não, para se puder chegar a casa.
E há a opção mais utilizada nesse dia, que é a estrada que liga o alto de Santa Cruz em Burgães ao campo de futebol em Monte Córdova. Uma estrada que não tem condições mínimas de circulação, até que está no vosso programa eleitoral, e que acredito que será em breve uma realidade, mas que continua ano após ano a ser a única alternativa possível e lógica neste dia.
A vida dos habitantes de Monte Córdova não para nem pode parar neste dia. Há quem trabalhe, mas que tem de se levantar bastante mais cedo para não lhe ver negada a passagem, quem tenha afazeres e não consegue fazê-los. Os moradores junto a estas estradas cortadas, sofrem na pele durante 9h não puderem sair de casa. Sabemos que todos os eventos desta envergadura causam transtornos. Não há volta a dar, mas é preciso minimizá-los ao máximo.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL