O talentoso cantor, Rui Costa, natural de Roriz, foi ontem homenageado pela Junta de Freguesia de Roriz, no decorrer da sessão solene que assinalou os 12 anos de elevação à categoria de vila.
Rui Costa tem 41 anos e uma vida ligada à musica tendo iniciado a sua formação no piano, numa escola de música em Santo Tirso. Ingressou depois na Escola Profissional Artística do Vale do Ave nas Caldas da Saúde, onde concluiu o Curso Básico de Cordas (violino) e o Curso de Instrumentistas de Cordas (violino).
No ano de 2000 entrou no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, onde concluiu o Curso de Ensino Básico 1º Ciclo, variante de Educação Musical. De seguida frequentou e finalizou na Universidade do Minho o Mestrado em Estudos da Criança. Em 2011 terminou a Especialização no Domínio Cognitivo-Motor na Escola Superior de Fafe.
Vive atualmente em Roriz e é professor de Educação Musical, leciona a crianças dos quatro meses até aos dez anos, no Colégio A Torre dos Pequeninos em Areias – Santo Tirso e na Casa Beneficência Dias Machado em S. Martinho do Campo.
Aos 33 anos de idade, incentivado por amigos e familiares e por acreditar no seu potencial, iniciou as aulas de canto para concretizar um sonho, a gravação de um CD de originais. Canta em diversos lugares, desde casamentos, pequenos espetáculos, entre outros.
No ano de 2021 participou no programa televisivo “All Together Now” da TVI, apresentado por Cristina Ferreira, onde teve o privilégio de cantar em dueto com o tenor Sérgio Martins.
No dia 1 de outubro de 2022, apresentou o seu primeiro CD de originais – Acreditar no Salão Paroquial de Roriz.
Pode recordar a entrevista que o Diário de Santo Tirso fez, após essa apresentação.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL