Concerto de Laoise Kelly promete momento único no Mosteiro de Santo Tirso
Principal / Cultura / Concerto de Laoise Kelly promete momento único no Mosteiro de Santo Tirso

Concerto de Laoise Kelly promete momento único no Mosteiro de Santo Tirso

Alexandre Delmar

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinala no próximo domingo, 16 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um concerto da irlandesa Laoise Kelly, a mais importante harpista da sua geração. A atuação terá lugar no Mosteiro de Santo Tirso, a partir das 17h00.

Distinguida com o prémio Músico do Ano 2020 dos Gradam Ceoil Awards, conhecidos como os “Oscars da música tradicional”, Laoise Kelly foi pioneira num novo estilo de execução da harpa.

Ao longo da carreira de solista, gravou mais de 70 discos com artistas irlandeses consagrados, incluindo Seamus Heaney, The Chieftains, Christy Moore, Sharon Shannon, Dónal Lunny, Tommy Makem, Matt Molloy, Tommy Peoples, Mary Black e Maighread & Tríona Ní Dhomhnaill. Gravou, também, com a inglesa Kate Bush e Tim O’Brien, ícone norte-americano da música country/bluegrass.

Laoise Kelly foi ainda membro fundador do Bumblebees, um grupo de música tradicional, e da Fiddletree, banda que reúne músicos dos Estados Unidos, ilha do Cabo Bretão e Escócia que tocam oito instrumentos feitos a partir da mesma árvore.

Além do concerto do próximo domingo, o programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios inclui, a partir das 16h00, uma visita guiada à Arte Barroca do Mosteiro de Santo Tirso.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background