A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, nos dias 8 e 9 de março, a sexta edição da Mostra da Educação e Formação, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos do 9.º e 12.º anos as diferentes ofertas educativas e formativas do concelho.
Pensada para ajudar os alunos do 9.º e 12.º ano a tomarem decisões mais conscientes relativamente ao seu futuro profissional, a VI Mostra da Educação e Formação reúne na Fábrica de Santo Thyrso várias escolas, universidades e instituições ligadas ao ensino, com stands, palestras de orientação vocacional e sessões de esclarecimento.
Durante dois dias, o objetivo, afirma o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, é “abrir horizontes” aos adultos de amanhã. “Apresentar aos nossos jovens a multiplicidade de caminhos, de aspirações e ambições que podem ter, adaptadas aos seus gostos e vontades”, explica Alberto Costa.
O autarca recorda que “o reforço da diversificação da oferta formativa do concelho tem sido uma das grandes apostas do Município, também para levá-las ao encontro das necessidades do mercado”.
Além das diversas sessões, que vão do “Gamming na Orientação Vocacional” a oficinas de línguas ou desenho 3D, a Fábrica de Santo Thyrso acolhe diversas instituições públicas e privadas do Ensino Superior, como as universidades do Porto e do Minho, mas também a Católica, Lusíada, Portucalense ou os institutos politécnicos do Porto, do Cávado e do Ave e de Bragança.
Também muitas escolas do município estarão presentes para apresentar os respetivos projetos, como a rádio-escola do Agrupamento de Escolas D. Dinis, ou a oficina de programação de jogos do Instituto Nun’Álvres.
Na programação, destaca-se ainda a conferência “ORIENTA-TE- Percursos com significado”, às 18h00 do dia 8 de março. Dirigida aos alunos do 9.º ano e do Secundário e respetivos encarregados de educação, a sessão pretende apresentar o projeto municipal que põe os estudantes tirsenses com as mãos na massa.
Na Fábrica, o jornalista Júlio Magalhães; o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado; e o piloto Armindo Araújo juntam-se a Cláudia Soares, diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis para falar de futuros.
A VI Mostra Educação e Formação decorre nos dias 8 e 9 de março, na Fábrica de Santo Thyrso.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL