No próximo domingo, 5 de março, o pelotão nacional regressa à estrada para a Clássica de Santo Thyrso, integralmente disputada nas estradas do concelho. Sete equipas, num total de 119 ciclistas, vão procurar a vitória na primeira edição da prova.
Com a partida simbólica a realizar-se, pelas 12h00, em Vila das Aves, na Avenida 4 de Abril de 1955, os ciclistas vão percorrer um total de 144,4 quilómetros, num percurso que será disputado em formato de circuito.
Ao longo da prova existe um Prémio de Montanha de 3ª Categoria, em Refojos, pelo qual o pelotão terá de passar quatro vezes, sendo a última a 9,3 quilómetros da meta instalada na Rua Dr. José Cardoso de Miranda, junto ao edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso.
As passagens no Prémio de Montanha deverão acontecer às 13h29, 14h22, 14h52 e, finalmente, pelas 15h23.
A Clássica de Santo Thyrso tem, ainda, metas volantes na Agrela e em Santo Tirso. Os ciclistas deverão cortar a meta volante da Agrela (duas passagens) a partir das 13h17 e das 14h09. Por seu turno, é esperado que os primeiros ciclistas do pelotão passem na meta volante de Santo Tirso Rua, na Rua Dr. José Cardoso de Miranda, pela primeira vez às 13h42, repetindo a passagem às 14h35 e às 15h05.
As características do percurso fazem adivinhar uma chegada à meta, também instalada na Rua Dr. José Cardoso de Miranda, com grande espetacularidade, a partir das 15h36.
Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Porto, com o apoio da Câmara Municipal, a Clássica de Santo Thyrso é uma prova inscrita no calendário nacional do escalão profissional, destinada a atletas elite e sub-23.
Esta será a primeira edição da corrida, que presta homenagem a José Pacheco, antigo ciclista natural de Santo Tirso, vencedor da Volta a Portugal em 1962.
A prova vai contar com a participação de 17 equipas:
ABTF Betão/Feirense
Atum General/Tavira/SC Farense
Kelly/Simoldes/Udo
Efapel Cycling
Glassdrive/Q8/Anicolor
Credibom/La Alumínios/Marcos Car
Aviludo – Louletano – Loulé Concelho
Rádio Popular/Paredes/Boavista
Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua
ACDC Trofa
Óbidos Cycling Team
Fortunna/Maia
JVperfis Windmob
Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/REOL
Centro Ciclismo de Loulé
Fonte Nova – Felgueiras
Team PORMINHO Sub23
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL