Foi na passada sessão da Assembleia Municipal de Santo Tirso, realizada no dia 23 de maio, que Jorge Gomes, Presidente da União das freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, foi eleito representante das freguesias do município no Conselho Municipal de Saúde.
O presidente de junta da maior freguesia do concelho passa agora a representar todos os presidentes de junta após votação de todos os membros da Assembleia Municipal, tendo sido eleito com maioria.
O Conselho Municipal de Saúde é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspetos económicos e financeiros.
Este órgão, existente em todos os municípios, deve ter a seguinte composição:
– O presidente da câmara municipal, que preside;
– O presidente da assembleia municipal;
– Um presidente da junta de freguesia eleito em assembleia municipal em representação das freguesias do município;
– Um representante da respetiva administração regional de saúde;
– Os diretores executivos e os presidentes dos conselhos clínicos e de saúde dos agrupamentos de centros de saúde;
– Um representante das instituições particulares de solidariedade social, designado, anualmente, pelo órgão executivo de associação representativa das mesmas, em regime de rotatividade;
– Um representante dos serviços de segurança social, designado pelo respetivo conselho diretivo;
– Um representante das associações da área da saúde, por acordo entre as mesmas.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL