Bombeiro Voluntários Tirsenses e Núcleo da Proteção Civil promovem Sessão de Suporte Básico de Vida na Tomaz Pelayo
Principal / Escolas / Bombeiro Voluntários Tirsenses e Núcleo da Proteção Civil promovem Sessão de Suporte Básico de Vida na Tomaz Pelayo

Bombeiro Voluntários Tirsenses e Núcleo da Proteção Civil promovem Sessão de Suporte Básico de Vida na Tomaz Pelayo

Os Bombeiros Voluntários Tirsenses e o Núcleo da Proteção Civil uniram esforços para promover uma sessão de Suporte Básico de Vida na Escola Tomaz Pelayo. A sessão teve lugar no dia 27 de fevereiro e teve como objetivo dotar os alunos de competências que lhes permitam agir perante situações de emergência e salvar vidas.

A sessão foi dinamizada pelo Bombeiro Voluntário Pedro Silva, que começou por apresentar uma componente teórica sobre a atividade do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), a organização, as fases e os intervenientes do SIEM, bem como a Cadeia de Sobrevivência, conjunto de procedimentos que deve ser seguido em caso de emergência médica para aumentar a probabilidade de sobrevivência da vítima.

Seguiu-se uma componente prática, na qual todos os alunos tiveram a oportunidade de simular situações de emergência e aplicar manobras de suporte básico de vida, como as manobras de reanimação cardiorrespiratória, procedimentos de desobstrução das vias aéreas e Posição Lateral de Segurança.

A sessão de Suporte Básico de Vida permitiu aos alunos adquirir competências e consolidar saberes que lhes permitirão agir perante situações de emergência, tanto vividas na primeira pessoa como sofridas por terceiros. A iniciativa foi enquadrada pedagogicamente na estrutura curricular dos alunos, aproximando os saberes das realidades e sensibilizou os alunos para a necessidade de usar o conhecimento em favor da vida.

Esta sessão foi um sucesso e demonstrou a importância de formar os jovens em competências de suporte básico de vida. Através da sessão, os Bombeiros Voluntários Tirsenses e o Núcleo da Proteção Civil mostraram o seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, incentivando os jovens a serem agentes de mudança em situações de emergência.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background