Os meninos e meninas da Escola Primária de Campinhos, na Agrela, levaram o carnaval às ruas da freguesia espalhando fantasia e alegria.
De norte a sul, no continente e nas ilhas, Portugal reúne muitas festas e costumes nesta época do ano. Algumas tradições são mais antigas que o cristianismo e mantêm-se vivas até hoje.
Desde a antiguidade, no norte de Portugal, povos celtas marcavam o fim do inverno com festas de fertilidade. Com o passar dos séculos, as tradições pagãs dos romanos em Portugal, de folia, pregar peças, banquetear e dançar, tornaram-se tão populares que era impossível lutar contra elas.
Quando o Papa reconheceu o Carnaval e a Igreja Católica adotou o Carnaval no calendário cristão, no século XV, as festas tornaram.se cada vez mais comuns pela Europa. O Carnaval passou a ser oficialmente a época de comer carne e extravasar antes do jejum da Quaresma, até à Páscoa.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL