Na manhã do dia 24 de janeiro de 2023, os alunos do 5.º B da Escola Básica e Secundária D. Dinis assistiram a uma palestra no âmbito do domínio “Educação para o Risco”, na aula de Cidadania e Desenvolvimento. Esta sessão foi promovida por dois membros da Proteção Civil de Santo Tirso, Cristina Miranda e Júlio Braga.
Nesta sessão, os oradores referiram os principais riscos individuais e coletivos (riscos naturais, tecnológicos e mistos) e o modo como desenvolvem o seu trabalho. Para além disso, incentivaram a participação dos alunos, através do questionamento e do diálogo, e, assim, estes tiveram oportunidade de realizar perguntas e comentar algumas experiências pessoais.
Ainda se realizou uma apresentação em PowerPoint, onde se incluíram fotografias de alguns danos já ocorridos, bem como mapas que representavam os locais de cheias e inundações ou incêndios urbanos e industriais, já ocorridos neste concelho. Também mostraram recortes de jornais com notícias que relatavam este tipo de acontecimentos. Apresentaram o jogo da glória desenvolvido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com a intenção de alertar as crianças para os riscos e promover comportamentos adequados em situações de emergência.
Esta palestra teve como principal objetivo sensibilizar as crianças para que, desde cedo, desenvolvam uma cultura de segurança, de prevenção e de autoproteção, mais concretamente no que diz respeito aos principais riscos associados ao concelho de Santo Tirso.
Alunos do 5.º B da Escola Básica e Secundária D. Dinis
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL