Duas oficinas gratuitas, nos dias 26 e 28 de janeiro, convidam as crianças do 1.º e do 2.º ciclo a saber mais sobre os tecidos e as roupas. Integradas na exposição sobre a Polopiqué, do ciclo Têxteis do Presente, decorrem na Fábrica de Santo Thyrso e na sede da empresa, em Vilarinho.
Que histórias nos contam os tecidos? É este o mote da primeira de duas oficinas em torno da exposição “Polopiqué. 26 anos de criatividade e agilidade têxtil”, do ciclo Têxteis do Presente do Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso. Em “Tecidos. Que histórias nos contam?”, o convite é para falar sobre os diferentes tipos de tecidos que utilizamos no nosso quotidiano.
Afinal, cada tecido conta-nos uma história feita de fibras, a forma de tecelagem / tricotagem e os acabamentos a que é sujeito. Este é o ponto de partida para a peça confecionada, seja para vestuário, têxtil lar ou têxteis decorativos. Assim, esta oficina dá a conhecer os principais tipos de tecidos e o que nos dizem as suas etiquetas, numa sessão onde se procura conhecer as histórias que nos contam o vestir.
A oficina, gratuita mas de inscrição obrigatória, vai acontecer na Polopiqué, às 15h00 de quinta-feira, 26 de janeiro, e tem conceção e dinamização de Armando Barros, Cátia Faria e Vítor Almeida.
Já no sábado, 28 de janeiro, o Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso acolhe “A Alma da Roupa. As fibras têxteis e a sustentabilidade”, às 10h30. Aqui, o objetivo será falar sobre as fibras têxteis: o que são, com que tipo de materiais se faz o fio e tecido que usamos no quotidiano.
Nesta oficina distinguir-se-ão os diferentes tipos de fibra, a sua importância e qualidade para a confeção de roupa e outros tecidos, assim como o impacto que causam no ambiente. O que são fibras orgânicas, o que é a reciclagem têxtil e como todos podemos cuidar de um mundo têxtil mais sustentável?
As respostas estão à espera de crianças dos 6 aos 11 anos, numa oficina concebida e realizada por Marta Brito e Marisa Queirós, sendo também de participação gratuita, mas inscrição obrigatória.
As inscrições para as duas oficinas gratuitas podem ser feitas através do email museus@cm-stirso.pt ou pelo telefone 252 809 120.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL