Gatos em risco na Rua Ferreira de Lemos estão a indignar a população
Principal / Notícias / Gatos em risco na Rua Ferreira de Lemos estão a indignar a população

Gatos em risco na Rua Ferreira de Lemos estão a indignar a população

O alerta foi dado pela Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST). Dois gatos estão a morrer à fome, em Santo Tirso, na Rua Ferreira de Lemos, devido ao facto de um buraco no telhado de uma casa devoluta ter sido tapado.

“Em pleno centro de Santo Tirso alguém resolveu tapar um buraco antigo, existente num telhado, onde uma colónia controlada habita há anos. Taparam o buraco com duas gatinhas lá dentro sem conseguirem sair para se alimentar. As entidades competentes já lá estiveram e a situação mantém-se. Basta desta inércia e desrespeito”, pode ler-se numa publicação feita nas redes sociais.

A associação garante que irá tentar resolver a situação e não irá permitir que as gatas morram.

Colónias de Gatos

As colónias de gatos de rua e os projetos CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) são considerados de extrema importância para garantir e salvaguardar o bem-estar dos felinos e a saúde pública. Os gatos são seres que, por norma, vivem em grupos, por isso, quando estão na rua, é normal que se formem pequenos grupos de gatos que começam a viver num determinado local.

Muitas vezes, estas colónias de gatos formam-se devido ao abandono, em que um gato é abandonado e se junta a outro. Não estando esterilizados, facilmente procriam tendo uma ninhada de entre 4 a 6 gatinhos. Entre os 4 e os 6 meses de idade já estão aptos para se reproduzirem, razão pela qual as colónias de gatos podem facilmente descontrolar-se.

Na sua maioria, estes gatos são selvagens, com pouca probabilidade de virem a ser domesticados. São animais que estão habituados a pouco ou nenhum contacto humano e, por vezes, até necessitam mesmo de o evitar, por diversas situações.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background