No âmbito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes que se comemora esta quinta-feira, 13 de outubro, a Câmara Municipal de Santo Tirso promoveu uma ação de educação para o risco na Escola Básica da Lage, em Vilarinho. Durante a iniciativa foi apresentado o novo Jogo da Glória da Proteção Civil.
Cerca de 124 alunos da Escola Básica da Lage, em Vilarinho, experimentaram hoje, em primeira mão, o novo Jogo da Glória da Proteção Civil desenvolvido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o objetivo de alertar as crianças para riscos naturais e promover comportamentos adequados em situações de emergência.
Para além do formato de tabuleiro para as salas de aula, a Câmara Municipal criou, também, uma versão em grande formato em que as crianças podem, literalmente, saltar para dentro do jogo.
Para o vereador da Proteção Civil, Tiago Araújo, “esta é uma forma divertida de levar as crianças a apreenderem conceitos de segurança importantes”, salientando que “o conteúdo das 24 cartas do jogo é adaptado à realidade municipal, trabalhando temáticas como a vespa asiática ou a prevenção dos incêndios florestais”.
O Jogo da Glória da Proteção Civil será, agora, promovido junto dos 44 clubes de Proteção Civil existentes no concelho, chegando a cerca de 6 mil alunos.
Todos os interessados podem, ainda, descarregar e construir o próprio jogo através do link: http://www.cm-stirso.pt/cmsantotirso/uploads/writer_file/document/6183/jogo_gloria.pdf.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL