Câmara Municipal de Santo Tirso acusa sindicato de aproveitamento pessoal e político
Principal / Notícias / Câmara Municipal de Santo Tirso acusa sindicato de aproveitamento pessoal e político

Câmara Municipal de Santo Tirso acusa sindicato de aproveitamento pessoal e político

 

Imagem: Diário de Santo Tirso

A Câmara Municipal de Santo Tirso foi, nos últimos dias, confrontada com uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, aludindo a problemas laborais e ao suposto mau estado dos equipamentos da cozinha da EB1 da Ermida, situação que estaria a colocar em causa a confeção das refeições destinadas às crianças daquele estabelecimento de ensino.

Esta denúncia culminou, hoje, com a realização de uma greve dos trabalhadores da cantina da EB1 da Ermida e uma manifestação em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal de Santo Tirso acusa o sindicato de “aproveitamento pessoal e político”.

O serviço de refeições das cantinas escolares encontra-se concessionado à empresa ICA, não tendo, até hoje, sido reportado pela empresa, pelos trabalhadores da referida cantina escolar, ou pelos próprios encarregados de educação, qualquer problema relacionado com os factos constantes na referida denúncia.

Após ter tomado conhecimento, a Câmara Municipal procurou, junto da escola e da empresa, obter informações sobre a situação, tendo sido transmitido à autarquia que o único equipamento avariado era um esquentador, que foi substituído de imediato pela concessionária.

Simultaneamente, com o objetivo de assegurar a defesa do superior interesse das crianças, a Câmara Municipal procurou, em conjunto com a escola e a respetiva Associação de Pais, alternativas que garantissem, dentro da legalidade, uma refeição volante durante o dia de greve. O que veio a acontecer.

Na manhã de hoje, confrontada com a realização de uma manifestação à entrada do edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal recebeu e reuniu com os representantes dos manifestantes. Nesta reunião, foram transmitidas pelos referidos representantes outras insatisfações relacionadas com vínculos contratuais.

Na sequência desta reunião e, mais uma vez, cumprindo com a legalidade e pensando no superior interesse das crianças e dos próprios funcionários da cantina da EB1 da Ermida, a Câmara Municipal de Santo Tirso irá diligenciar junto da empresa concessionária para esclarecer cabalmente as questões levantadas pelos trabalhadores.

Perante os factos atrás descritos, são inaceitáveis e inadmissíveis as injustas acusações feitas pelo sindicato à Câmara Municipal de Santo Tirso. Acusações que apenas podem ser interpretadas como uma tentativa de alavancar algum aproveitamento pessoal ou político. Facto que deve ser, claramente, repudiado.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background