Câmara Municipal procura memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica de Santo Thyrso
Principal / Notícias / Câmara Municipal procura memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica de Santo Thyrso

Câmara Municipal procura memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica de Santo Thyrso

Imagem: DR

A Câmara Municipal de Santo Tirso está a reunir histórias e elementos sobre a Fábrica de Santo Thyrso e os seus trabalhadores. O objetivo é contar a história dos operários que por ali passaram.

“Se passou pela antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso, queremos falar consigo”. Este é o mote da campanha de recolha de dados que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a realizar, com o propósito de contar a história de quem fez parte de uma das mais emblemáticas fábricas do Vale do Ave.

Através da partilha de memórias, fotografias, objetos e histórias que estejam associados a esta fábrica centenária, a autarquia quer construir uma nova perspetiva do que foi o trabalho naquele espaço, a partir das vozes e lembranças de quem fez parte daquele projeto.

Assim, quem puder responder ao apelo, pode dirigir-se ao Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, ou entrar em contacto através do email museus@cm-stirso.pt ou pelo telefone 252 809 120.

Fundada em 1898, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso constitui um símbolo da ligação da cidade à indústria têxtil numa época em que esta era assumida como um símbolo do progresso, motor do crescimento económico e promotor de importantes transformações sociais.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background