A Selecção Nacional de Seniores Masculinos garantiu o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2023 ao vencer ontem , por 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12), a seleção do Montenegro em jogo disputado no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Embora falte ainda disputar um último jogo na Pool D, a seleção de tem já assegurada a sua terceira presença consecutiva, e sétima no total, num Campeonato da Europa, concretizando assim o seu grande objetivo para 2022.
Após o 2-3 averbado no dia 7 de Agosto em Montenegro, para garantir a qualificação direta para o Campeonato da Europa pela terceira vez consecutiva, a Seleção Nacional, orientada por João José, precisava de vencer o seu adversário de hoje por 3-0 ou 3-1, pois o 3-2 obrigava a fazer conta.
Em declarações à Federação Portuguesa de Voleibol, João José, selecionador nacional, disse que “o jogo acabou por ser muito intenso devido à importância que tinha. Da forma como estão a evoluir os outros grupos, se ganhássemos 3-2, até poderia ser complicado ser um dos cinco melhores segundos classificados. Mesmo no rácio de pontos eles estavam melhores do que nós. A equipa esteve muito bem, ou seja, leram bem o que o adversário ia fazer e corrigiram praticamente tudo o que não tínhamos conseguido fazer no jogo anterior”.
Por seu lado o capitão Alexandre Ferreira destacou que “não se constrói nada do dia para a noite. É um grupo que teve muitas mudanças e precisava de algum tempo para se adaptar. Para além disso, tivemos alguns jogadores com limitações físicas ao longo do percurso, o que também motivou algumas alterações na equipa, mas hoje voltámos àquela que era a nossa estrutura base desde início e correu bem, com cada um a fazer o seu trabalho. Assumimos o favoritismo desde início, tivemos altos e baixos, como em Montenegro, mas hoje mostrámos que somos bem superiores. Estamos pela terceira vez consecutiva no Europeu e sinto um enorme orgulho, pois sinto que o nosso País está a crescer na modalidade e isso é o mais importante: levar bem alto o nome do nosso País noutra modalidade sem ser só o Futebol. Vamos estar três vezes consecutivas e espero vir a estar pela quarta vez…”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL