A Câmara Municipal de Santo Tirso assinalou os 30 anos de geminação com as cidades de Celanova (Espanha) e Mâcon (França), bem como o 25º aniversário da geminação com Cantagalo (S. Tomé e Príncipe).
Num almoço oferecido a delegações de todas as cidades geminadas com Santo Tirso, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, defendeu que “as geminações podem e devem assumir um papel preponderante no estabelecimento e alargamento de laços de amizade e fraternidade”.
Segundo o autarca, “nos 37 anos de elevação a cidade que Santo Tirso está a celebrar, já temos cerca de 34 anos de inter-relação com as nossas cidades-irmãs, permitindo o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas com vista a fortalecer os laços de proximidade e a aprofundar o intercâmbio cultural, escolar, gastronómico, associativo e empresarial”.
Este tipo de “parcerias estratégicas de desenvolvimento local” tem contribuído para a “crescente pujança económica que o Município de Santo Tirso vem demonstrando e que já se traduziu na redução, bastante significativa, da taxa de desemprego e na criação de 750 novas empresas”.
Alberto Costa entregou lembranças alusivas aos 30 anos de geminação com Santo Tirso ao presidente da Câmara de Celanova (Galiza/Espanha), António Puga Rodrigues, e à vereadora das Relações Internacionais da Câmara de Mâcon (França), Émilie Clerc. Para assinalar os 25 anos de geminação com Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), ofereceu também uma lembrança ao respetivo presidente da Câmara, Aleixo Pires.
Aproveitou, ainda, para prestar uma homenagem póstuma a Joachim Rupert, antigo presidente da Câmara de Gross-Umstadt (Alemanha), que foi durante anos um “amigo de Santo Tirso, que se destacou pela amizade, pelo companheirismo, pela solidariedade e pela alegria”.
As delegações das cidades geminadas estão em Santo Tirso para participar nas Festas de São Bento e reforçar os laços de amizade e cooperação existentes. Entre elas figuram as cidades de Gross-Umstadt (Alemanha), Celanova (Espanha), Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), Santa Catarina (Cabo Verde), Dicomano e Asso (Itália), Clichy, Mâcon e Saint-Péray (França).
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL