Santo Tirso caiu três posições no ranking dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios
Principal / Notícias / Santo Tirso caiu três posições no ranking dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios

Santo Tirso caiu três posições no ranking dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios

Imagem: Diário de Santo Tirso

O concelho de Santo Tirso mantém-se na lista dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios, de acordo com o ‘ranking’ anual da consultora Bloom Consulting. Existe, no entanto, uma queda de três posições, estando na posição 52, num universo de 308 municípios.

Detalhando o estudo da Bloom Consulting, Santo Tirso, no que toca a negócios ocupa a posição 37, para visitar a 41ª e para viver fica no lugar 62.

Relativamente aos concelhos vizinhos de Santo Tirso, três estão melhor classificados do que Santo Tirso e quatro estão piores, Santo Tirso está por isso a meio da tabela. Guimarães e Maia estão no top-25, aparecendo nos lugares 17 e 23 respetivamente e Famalicão aparece logo de seguida, na posição 31. Relativamente aos quatro municípios vizinhos que estão piores do que Santo Tirso, Lousada está na 84ª posição, Trofa na 90ª posição, Paços de Ferreira na 96ª e por fim Vizela é o 134º município.

Tal como nos anos anteriores, Lisboa e Porto mantêm-se à frente em todos os indicadores.

O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” relativo a 2021 avalia o desempenho socioeconómico dos 308 municípios quanto à captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos oficiais, procuras e pesquisas ‘online’ pelos concelhos e o desempenho destes nos seus ‘sites’ e redes sociais.

Estes dados quantitativos são convertidos por um algoritmo em três ‘rankings’ – hierarquizando os municípios nas dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento) -, que, após ponderação, resultam num ‘ranking’ geral.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background