O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e a diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Lúcia Matos, assinaram, no último sábado, um protocolo de cooperação tendo em vista a criação de sinergias entre as duas instituições. Iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do 6º aniversário do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC).
Promover exposições, conferências, encontros científicos e residências artísticas é o objetivo do protocolo assinado, no último sábado, entre o MIEC e a FBAUP e que surge da cooperação que tem vindo a ser trabalhada desde 2017, no âmbito das residências artísticas “Deslocações”.
“Uma das missões do MIEC prende-se com a vertente pedagógica, proporcionando aos jovens artistas novas possibilidades e ensaios de trabalho direto com o público de museus” referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Nesse sentido, acrescentou Alberto Costa, “este protocolo surge como forma de potenciar a democratização do acesso e da produção artística através do experimentalismo pedagógico”.
A iniciativa, que decorreu no Centro de Arte Alberto Carneiro, contou também com a inauguração da exposição “Salgo Algo”, dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do Atelier II de Escultura da FBAUP para os espaços da Fábrica de Santo Thyrso no contexto da programação do MIEC, que pode ser vista até 29 de maio.
Paralelamente, foi ainda apresentado o catálogo “Deslocações”, com os trabalhos realizados pelos alunos nas residências artísticas com o mesmo nome.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL