Depois de na semana passada o preço do gasóleo ter aumentado 14 cêntimos e a gasolina oito cêntimos hoje o cenário não é animador. Os preços voltaram a aumentar, o gasóleo está mais caro 15 cêntimos e a gasolina 10 cêntimos, ou seja, em apenas 15 dias o gasóleo subiu 29 cêntimos e a gasolina 18 cêntimos, os preços sobem desde a última semana de 2021.
Esta escalada dos preços dos combustíveis em Portugal estão a agravar as pressões inflacionistas, retirando poder de compra aos portugueses. E acontecem depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, que fez disparar ainda mais os preços internacionais do petróleo. Ainda assim, na semana passada, chegou a estar em cima um aumento do preço do petróleo ainda maior ao que acabou por verificar-se, mas nos últimos dias da semana as cotações do crude acalmaram.
Por outro lado, o governo anunciou na semana passada a decisão de passar a ter neutralidade fiscal, isto é, descer temporariamente o Imposto sobre Produtos Petrolíferos no mesmo valor em que a receita do IVA suba. Esta decisão atenua as subidas dos preços dos combustíveis mas é sobretudo devido aos impostos e às taxas que os preços são tão elevados.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL