A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou, esta segunda-feira, o “Santo Tirso Voluntário”, um banco local de voluntariado que pretende organizar as ofertas disponíveis no concelho e capacitar voluntários.
Estimular o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado em prol da comunidade tirsense foi um dos objetivos que estiveram na origem da criação do Santo Tirso Voluntário. Este projeto visa, também, promover a formação de uma cultura de maior participação e consciência cívica, bem como sensibilizar as pessoas e as organizações para a importância do voluntariado.
O projeto é aberto a todas as idades e o voluntariado pode ser exercido nas mais variadas áreas, dentro e fora do concelho. Todos os inscritos deverão comprometer-se a respeitar os princípios deontológicos inerentes à atividade a desenvolver, possuir perfil adequado face às tarefas a executar, dispor de tempo disponível para práticas de voluntariado, estar motivado e ter capacidade de adaptação.
Relativamente às entidades promotoras, podem candidatar-se todas as que tenham fins não lucrativos, estejam legalmente constituídas, sejam sediadas ou possuam instalações no concelho de Santo Tirso e que tenham a situação tributária e contributiva regularizada perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social, respetivamente.
As entidades privadas, sediadas no município de Santo Tirso, podem aderir, desde que pretendam, conscientemente, criar uma estratégia de responsabilidade social integrada através do voluntariado corporativo, elaborando ações, apoios ou incentivos que visem envolver os colaboradores no âmbito de atividades voluntárias junto da comunidade.
Por fim, podem também integrar o projeto os grupos informais do município de Santo Tirso que desenvolvam ações de voluntariado para minorar problemas sociais.
As inscrições devem ser feitas através do site do Município, em https://www.cm-stirso.pt/viver/santo-tirso-voluntario . Em caso de dúvida, deve ser contactada a Câmara Municipal, através do Serviço de Juventude e Voluntariado, enviando email para juventude@cm-stirso.pt ou ligando para o número 91 34 87 037.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL