O empreendedorismo baseia-se numa maneira de ser, assim como numa competência de cidadania, a OFICINA – Escola Profissional desenvolveu, ao longo deste 1º período, atividades direcionadas para a educação e a inovação, que contribuíram para o desenvolvimento económico e social, solidário e sustentável dos seus alunos e da comunidade envolvente.
O ano letivo iniciou com a continuidade da parceria com o CITEVE, através de sessões de sensibilização direcionadas aos alunos do 1.º ano dos cinco cursos, com ações de demonstração e de experimentação sobre a INDÚSTRIA 4.0, recorrendo a equipamento transportável, alusivo à digitalização industrial e a outras tecnologias da indústria i4.0.
Em parceira com o município de Santo Tirso, os alunos do 2º ano do Curso Técnico de Desenho Digital 3D, participaram em duas sessões promovidas pelo grupo INVEST, sediado na Fábrica de Santo Thyrso – workshop “Modelação Digital” e “Sessão Estampa uma T-shirt”. No final das sessões, os alunos foram capazes de identificar as técnicas de digitalização, de gradação e execução de planos de corte utilizando o sistema CAD de Modelação, assim como identificar os equipamentos e tecnologias de preparação de pastas de estampar e as tecnologias de estampagem.
O aluno Anton Rodak, finalista 2020/2021 do Curso Técnico de Desenho Digital 3D, passou à final do concurso “O meu projeto é empreendedor”. O concurso é uma iniciativa da Rede Famalicão Empreende, e tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo, destacando as Provas de Aptidão Profissional (PAP) mais empreendedoras apresentadas pelos alunos finalistas dos cursos profissionais que integram a respetiva rede.
Foram, ainda, iniciados os trabalhos em paceira com o CITEVE para os concursos “Isto é uma ideia IoT” e “F1 in Schools”, tendo a OFICINA no momento três equipas a trabalhar nestes projetos, com mentoria do CITEVE. Estes concursos estendem-se ao longo do ano letivo, culminando entre o mês de maio e junho.
Perspetiva-se já para o início do segundo período, algumas visitas de estudo às instalações do CITEVE, nomeadamente aos laboratórios e espaços de inovação, assim como ao CENTI – Centro de Nanotecnologia. Os alunos do 1º e 2º ano dos Cursos Técnico de desenho Digital 3D, Técnico de Multimédia e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informação, terão acesso aos Workshops de Robótica e de Impressão 3D.
Este ano letivo, a OFICINA participa novamente no concurso “O meu projeto é empreendedor”.
Enquanto escola, a OFICINA motiva os seus alunos para as práticas empreendedoras, através das suas parcerias e projetos, ensinando os seus alunos a fazer para aprender sonhando, fazendo, criando, aprendendo e recomeçando, até que o conceito se torne uma realidade.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL