Movimento Rio Leça realizou o primeiro plenário
Principal / Notícias / Movimento Rio Leça realizou o primeiro plenário

Movimento Rio Leça realizou o primeiro plenário

Imagem: Pedro Mieiro

Decorreu o primeiro plenário de fundadores do Movimento Rio Leça, na localidade de Redundo, freguesia de Monte Córdova, no dia 27 de Novembro de 2021, com visita à nascente do Rio Leça e um pequeno convívio com broas e café feitos de bolotas e no final um brinde ao Rio Leça.

As Associações, promotoras da criação do Movimento Rio Leça são as seguintes:
NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso
Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente
Associação Espaço VIPA 1051

O Movimento Rio Leça é uma organização cívica informal, permitindo o acesso e integração a qualquer pessoa em nome individual ou coletiva. Como não foi possível a presença de várias pessoas neste Conselho Plenário, a organização decidiu manter em aberto o processo de fundação do Movimento até dia 11 de Dezembro de 2021, permitindo a adesão de todos aqueles que manifestem a intenção de o integrar como fundadores. Ficou ainda decidido divulgar, logo que concluídos, dois documentos estruturantes do Movimento: Carta e Regulamento, para análise e apresentação de propostas de alteração até ao novo Conselho Plenário.

Ações a desenvolver pelo Movimento:

– Agendar reuniões com o poder político (Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, Associação Intermunicipal Corredor do Rio Leça;

– Realização, no próximo ano, de quatro plenários (um em cada Concelho que faz parte do percurso do Rio Leça);

– O Movimento, poderá aplicar uma estratégia de adoção de todo o percurso do Rio Leça, utilizando as metodologias do Projeto Rios, ou integrando mesmo o Projeto Rios, motivando grupos a responsabilizar-se pela vigilância e limpeza de troços de 500 metros do rio.

– Próximo Conselho Plenário a realizar na 1ª quinzena de Fevereiro de 2022.

Imagem: Pedro Mieiro
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background