Caminhada Rosa consciencializou Santo Tirso sobre a prevenção do cancro de mama
Principal / Reportagens / Caminhada Rosa consciencializou Santo Tirso sobre a prevenção do cancro de mama

Caminhada Rosa consciencializou Santo Tirso sobre a prevenção do cancro de mama

Imagem: Diário de Santo Tirso

A cor que se destacou ontem na cidade de Santo Tirso foi o rosa. Milhares de pessoas aderiram à “Caminhada Rosa” que teve como principal objetivo homenagear as mulheres com cancro da mama e sensibilizar para a importância da prevenção através do rastreio.

O cancro da mama é um problema relevante de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo. Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

Entre as milhares de pessoas que se juntaram para caminhar por esta causa, destaca-se a presença de Laurinda Osório, Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, Pedro Dias, representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Norte, Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e todos os elementos do seu executivo.

A caminhada que foi promovida pela Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso e contou com o apoio de vários patrocinadores, teve inicio em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso e seguiu enchendo as ruas de rosa até ao Parque Urbano Sara Moreira. Já no parque foram sorteados alguns prémios aos participantes e também como forma de simbolizar o fim da caminhada foram largados pombos.

Imagem: Diário de Santo Tirso
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background