Festival Internacional de Órgão regressou a Santo Tirso
Principal / Cultura / Festival Internacional de Órgão regressou a Santo Tirso

Festival Internacional de Órgão regressou a Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

Foi ontem no Mosteiro de São Bento que teve inicio a sétima edição do Festival Internacional de Órgão (FIO), com um recital de órgão pelo italiano Andrea Macinanti.

Marcaram presença nesta abertura Joaquim Silva, Coordenador do FIO, Marco Brescia, Diretor Artístico do FIO, Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, Vereadora da Cultura, o Padre Luís Mateus, Pároco de Couto (São Miguel), Fontiscos (São Bartolomeu) e Santo Tirso (Santa Maria Madalena) e Blandina Santos em representação da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina, São Miguel) e Burgães.

Foi com o som do órgão que Andrea Macinanti cativou durante cerca de 90 minutos várias dezenas de pessoas que marcaram presença no Mosteiro de São Bento. O organista italiano tem uma vasta carreira musical, com vários discos editados e concertos um pouco por todo o mundo, desta vez conquistou o coração dos Tirsenses que numa noite fria se deixaram encantar pelas melodias saídas do órgão comandado por Andrea Macinanti.

O Festival Internacional de Órgão continua este fim de semana em Santo Tirso com mais um concerto esta noite na Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto, com o organista austríaco Michael Schoch. No domingo no auditório do Instituto Nun’Alvres, com um concerto interpretado pela soprano Rosana Orsini e pelo organista Marco Brescia, que serão acompanhados pela dança do grupo Artis Bailado.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background