MIR alerta para a importância da preservação dos recursos hídricos da Reguenga
Principal / Reportagens / MIR alerta para a importância da preservação dos recursos hídricos da Reguenga

MIR alerta para a importância da preservação dos recursos hídricos da Reguenga

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Movimento Independente da Reguenga (MIR) convocou uma conferencia de imprensa para alertar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos da Reguenga, nomeadamente sobre o rio Mau.

Paulo Leal começou por dizer “Como sabem, a nossa freguesia – Santa Maria da Reguenga, situa-se na encosta e sopé da vertente ocidental da serra de agrela. Detém excelentes terras agrícolas, que são atravessadas no sentido nordeste-sudoeste pelo rio Leça e é também atravessado pelo rio Mau que nasce na vizinha Seroa e nos proporciona inigualáveis zonas de lazer, que ponderamos vir a desenvolver e explorar.”

Os elementos do Movimento Independente da Reguenga pretendem que a recuperação do Rio Mau seja incluída na intervenção da associação Corredor do Rio Leça, uma vez que se trata de um importante afluente do Rio Leça.

O candidato à Junta de Freguesia da Reguenga alerta para os constantes casos de descargas poluentes no rio Mau, “Mais se saliente que este Rio, tem sido afetado por diversas descargas poluentes, sendo que isto foi já assunto exposto na Assembleia da República por uma deputada do Bloco de esquerda. Esta poluição poe em risco zonas de lazer procuradas e usadas pela população residente e outros, podem provocar danos nefastos na biodiversidade ribeirinha, agricultura/solos agrícolas e saúde publica, uma vez que as águas do Rio Mau são utilizadas para rega de culturas agrícolas na freguesia.”

Paulo Leal terminou dizendo que “parece-nos imperioso que se proceda à despoluição do Rio Mau, para que os Reguenguenses possam voltar a desfrutar das águas cristalinas a que estavam habituados e uso seguro destas águas na agricultura.”

Imagens: Diário de Santo Tirso
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background