Alberto Costa confirmou ontem na Assembleia Municipal que não haverá resgate da concessão da água pública
Principal / Notícias / Alberto Costa confirmou ontem na Assembleia Municipal que não haverá resgate da concessão da água pública

Alberto Costa confirmou ontem na Assembleia Municipal que não haverá resgate da concessão da água pública

Foi o ponto alto da última Assembleia Municipal deste mandato, realizada ontem, quinta-feira, dia 9 de setembro. A questão da rescisão do contrato de concessão da água pública à INDAQUA, anunciada pelo Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, no dia 18 dezembro de 2020, foi um dos temas levados ontem à assembleia, informando Alberto Costa de que afinal já não haveria resgate e que haveria uma renegociação do valor a pagar, das condições e do prazo, prorrogado por mais 15 anos.

“Por estar em causa a coesão social e territorial do Município, agravada com os impactos provocados pela pandemia, decidi chamar a mim o dossiê do contrato da concessão de água e tentar inverter uma situação que estava a prejudicar as famílias e as empresas de Santo Tirso”, refere Alberto Costa na sua declaração de voto, prosseguindo “o que disse, na altura, foi que, feito o trabalho de casa, ouvidos os especialistas técnicos e jurídicos e avaliadas as conclusões de um estudo especializado feito ao contrato de concessão, não tinha dúvidas em relação à principal decisão que havia necessidade de ser tomada, para defender a causa pública e os serviços prestados à população de Santo Tirso”.

Alberto Costa justifica a mudança de estratégia, de rescisão para renegociação com uma alegada intransigência da INDAQUA: “Até dezembro de 2020, todas as tentativas para reduzir realmente o preço da água saíram goradas, por inflexibilidade por parte da concessionária, que nunca aceitou prescindir de direitos que estavam contratualmente consagrados. A partir de dezembro de 2020, a concessionária manifestou uma verdadeira disponibilidade para construir um diálogo franco e aberto com vista a resolver um problema que afetava social social e economicamente a população de Santo Tirso”.

“Naturalmente, e uma vez que o município não vai avançar com o resgate, não terá de ser paga uma indemnização à concessionária”, remata Alberto Costa. O valor da indemnização a pagar à INDAQUA tinha sido algo também contestado pela oposição sendo que os vereadores da coligação PSD/CDS tinham acusado o Presidente da Câmara Municipal de basear a sua decisão rescindir o contrato num estudo com erros de cálculo. Também a INDAQUA afirmou que o valor do estudo encomendado por Alberto Costa estava errado.

Os termos do novo contrato de concessão da água pública à INDAQUA serão abordados num outro artigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background