Decorreu ontem na Praceta das Fontaínhas a apresentação de Berta Soares, candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Vila das Aves. Estiveram a acompanhar esta apresentação Ana Isabel Silva, candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso e António Soares, candidato à Assembleia Municipal.
A cerimónia de apresentação contou com a intervenção de dois elementos da lista de Berta Soares, Helena Antunes e Miguel Correia, de seguida discursou Berta Soares e por fim Ana Isabel Silva.
Berta Soares apresentou-se aos avenses como uma pessoa trabalhadora e lutadora, lamentou a falta de habitação acessível em Vila das Aves, facto esse que a levou a viver noutro concelho. A candidata referiu que “Vila das Aves é uma freguesia com um potencial enorme”, sendo necessário valorizar e rentabilizar os recursos existentes.
Para Berta Soares mais que promessas políticas feitas há quatro anos por cumprir, Vila das Aves precisa de uma mudança e de ações concretas, a candidata apresentou algumas propostas que o Bloco de Esquerda tem para Vila das Aves:
- Apoio à construção de um parque canino e criação de caixotes nas ruas para os dejetos dos animais.
- Criação de uma rede de voluntariado ativo, para todas as idades, nomeadamente os seniores, e a criação de um gabinete de apoio ao cuidador informal patente em grupos de partilha.
- Formação e educação para o envelhecimento aos mais jovens e a ativação de uma rede de apoio domiciliário de forma a monitorizar a população no combate à solidão e ao isolamento.
- Promover um passeio anual da freguesia, aberto a toda a comunidade avense.
- Organização de colónias de férias dos 10 aos 15 anos, para fomentar um crescimento ativo e saudável.
- Transporte na época balnear para ida à praia para toda a população avense.
- Atribuição de bolsas de estudo de forma a valorizar a formação ao longo da vida.
- Um orçamento participativo da freguesia, que permita o desenvolvimento de projetos.
- Criação de uma escola de artes, com música, dança e teatro para valorizar a capacidade criativa das gerações mais jovens, mediante o pagamento de um pequeno valor no Centro Cultural de Vila das Aves.
Para Ana Isabel Silva, Berta Soares é a pessoa certa para Vila das Aves pois pelo seu percurso de vida terá toda a sensibilidade para ouvir os problemas dos avenses e toda a determinação para levar esses problemas e as possíveis soluções à Assembleia de Freguesia.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL