Os candidatos da coligação da CDU que engloba o Partido Comunista Português (PCP) e o partidos Os Verdes, fizeram hoje uma caminhada por lugares históricos das anteriores freguesias de São Martinho do Campo, São Salvador do Campo e São Mamede de Negrelos que resultaram numa união de freguesias chamada Vila Nova do Campo.
Como pontos de interesse histórico, patrimonial e cultural, visitaram a Ponte de Negrelos sobre o rio Vizela, de origem romana, e que recorda a heróica tentativa de defesa da passagem da ponte por parte dos habitantes de S.Martinho do Campo à progressão das tropas francesas, em 25 e 26 de Março de1809; as antigas igrejas de S. Salvador do Campo e S. Mamede de Negrelos.
A candidatura CDU em Vila Nova do Campo apresenta-se com o lema “EM NOME DA NOSSATERRA.”
Tendo em conta a defesa dessas terras, a referida caminhada procurou destacar lugares de identidade e cultura das freguesias, cuja história se viu afetada pela decisão tomada em2013, por parte do governo PSD/CDS, de liquidação de milhares de freguesias, a régua e esquadro, não obstante a contestação generalizada da maioria das populações visadas.
“As populações não se conformam com a extinção da sua freguesia. Sentem que perderam a sua identidade, sentem-se mais abandonadas e isoladas. Assim, a CDU irá lutar até às últimas consequências, pois esse é o seu compromisso e a vontade das populações, para reverter o processo de fusão de Freguesias, de que são exemplo as freguesias de S. Martinho (Campo), S. Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede)”, refere a CDU.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL