Candidatura de Alberto Costa à Câmara Municipal de Santo Tirso tem a sustentabilidade ambiental como um dos principais eixos
Principal / Notícias / Candidatura de Alberto Costa à Câmara Municipal de Santo Tirso tem a sustentabilidade ambiental como um dos principais eixos

Candidatura de Alberto Costa à Câmara Municipal de Santo Tirso tem a sustentabilidade ambiental como um dos principais eixos

Imagem: Diário de Santo Tirso

Alberto Costa, candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso e atual presidente, fez hoje uma caminhada junto ao Rio Ave. No final prestou declarações aos jornalistas.

Dialogar para Crescer: “Esta iniciativa do Dialogar para Crescer é uma iniciativa que nos permite dialogar, ouvir, estar próximo das pessoas e ouvir aquilo que são as necessidades, aquilo que são os anseios das populações para a partir daí filtrar, estudar e passar por um manifesto eleitoral aquilo que nós achamos que deve ser feito. Para isso precisamos de dialogar com as pessoas. Já começamos com viram pela parte da educação, hoje estamos na área ambiental fazendo este percurso do Verdeal até aqui ao Parque Urbano Sara Moreira, vamos avançar para a semana que vem já com as farmácias e por aí fora. No caso em concreto hoje deste exemplo, nós apenas fizemos um troço, a caminhada foi apenas um troço, um pequeno troço daquilo que é a ligação entre o Parque do Verdeal e o Parque Urbano Sara Moreira, no total são seis quilômetros que nós queremos reabilitar, trouxemos a juventude, trouxemos os nossos candidatos às juntas de freguesia por onde passa este troço portanto, acabamos por dialogar e verificar in loco aquilo que são as dificuldades e aquilo que é possível fazer-se neste âmbito. O que nós pretendemos claramente já perceberam é juntar estes dois grandes polos populacionais, estes dois grandes parques o Parque do Verdeal e o Parque Urbano Sara Moreira, juntar Santo Tirso, ligar a Vila das Aves. Isto insere-se naquilo que é uma estratégia muito mais ampla do nosso compromisso eleitoral que não se prende só por isto, apenas se inclui naquilo que é uma ecovia pedonal e ciclável que nós pretendemos fazer não só aqui neste seis quilómetros mas queremos fazer dez quilômetros mais naquilo que são as ecovias pedonais e cicláveis mas também queremos alargar aquilo como eu já disse, alargar os postos de carregamento elétricos de automóveis também veículos automóveis a todas as freguesias, também inclusive alargar aquilo que é o nosso projeto, do projeto Pedala das bicicletas a mais freguesias nomeadamente deixei já essa nota na altura, nomeadamente a Vila das Aves e portanto permitir que as pessoas circulem quer de forma pedonal quer de forma ciclável entre estes dois grandes eixos. Como dissemos é de facto inserido naquilo que é a nossa imagem de marca, a proximidade, o diálogo constante e permanente e daí tirar ideias, ilações e depois passar isto para um programa e para um compromisso eleitoral que é esse que temos vindo a fazer ao longo do tempo”.

Sustentabilidade ambiental: “Aquilo que é a natureza, aquilo que é o ambiente também se alia uma outra grande eixo estratégico que é a saúde. Nós temos que promover a saúde, temos que promover a sustentabilidade e de facto não há nada melhor do que de manhã nos pormos a pé, fazer uma caminhada e fazermos uma corrida. Para isso precisamos ter bons locais, já os temos no município de Santo Tirso, queremos criar ainda mais, queremos interligar esses parques. É esse esforço que estamos a fazer porque de facto é muito importante quer para a saúde física, quer para a saúde mental este tipo de caminhadas, este tipo de corrida. Como vocês sabem também, penso que já foi notório é algo que eu gosto de fazer, aliás ponho-me a pé muito cedo todos os dias por volta das seis e meia da manhã para fazer a minha corridinha e portanto é algo que eu aconselho a toda a gente, usufruir dos nossos parques e acreditar que nós vamos continuar nesta senda, nesta estratégia de ambiente mas ambiente e de sustentabilidade e que queremos dar no fundo qualidade de vida aos nossos munícipes, aos fregueses destas freguesias em concreto mas todas no geral do nosso município de Santo Tirso”.

Financiamento para ligar Parque do Verdeal ao Parque Sara Moreira: “Naturalmente não temos coisas concretas de financiamento mas há uma coisa que nós sabemos. Nós sabemos que este é um dos eixos estratégicos do governo, transição digital, transição ambiental e a coesão social, a resiliência. Portanto sendo a transição ambiental ou climática estando no centro das atenções e no centro dos fundos, nós estamos convictos que tendo projetos, projetos concretos foi exatamente isso que quisemos demonstrar, aliás nesse mesmo dia, saí do Parque do Verdeal e tive o cuidado de passar aqui neste mesmo local com o senhor Ministro do Ambiente, com a senhora Secretária de Estado para exatamente demonstrar aquilo que eu tinha falado antes. Era esta ligação que pretendia fazer e que naturalmente faz todo o sentido. Agora é trabalhar no projeto, estamos a trabalhar no projet, vai ser feito naturalmente por fases pelo percurso de seis quilómetros, que é extenso, é longo e estamos certos de que o financiamento é o menor dos problemas”.

Próximas atividades do Dialogar para Crescer: “Para a semana temos já uma com as farmácias todas do município de Santo Tirso, portanto é o próximo passo e outras seguirão e a tempo, a par e passo lá vamos anunciando mas a nota é esta, é conversar dialogar e depois tirar as ideias daquilo que são os anseios, as necessidades e projetar isto para aquilo que é o nosso conteúdo programático que é o nosso compromisso eleitoral porque há uma coisa que queremos fazer, queremos decidir, decidir bem para se decidir bem temos que falar com as pessoas. E falar com as pessoas que percebem de determinada área, no caso em concreto para a semana das farmácias, como sabem é algo que já temos vindo a fazer, na altura vamos falar. temos vindo a manter esse diálogo. É exatamente por isso que fomos avançando com algumas medidas nesse âmbito mas que naturalmente para a semana terei o prazer de voltar a falar e anunciar”.

Associação de Municípios: Estamos na questão do Rio Leça, criamos uma associação e essa associação no âmbito da regeneração e reabilitação das margens e do próprio Rio Leça, são quatro municípios Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos. Criamos essa associação, temos a garantia de que já no imediato vão ser cinco milhões de euros que já devem estar a abrir para se fazer obra no Rio Leça, temos uma projeção que no total são 19 milhões de euros para fazer a ligação ciclável e pedonal desde a sua nascente de Monte Córdova, até à foz em Matosinhos, portanto estamos convictos que essa é a melhor forma de fazer porque também é importante que haja uma estratégia geral e global neste âmbito. Poderia falar também no âmbito do Ave e do Vizela, também estamos junto da ANAVE, junto dos municípios de Guimarães, Fafe, Famalicão, Vizela, estamos a dialogar também para fazer trabalho neste âmbito. A seu tempo também serão anunciados ou seja quanto maior escala tivermos projetos, quanto maior a estratégia comungada por todos for a estratégia melhor é, mais fácil é o convencimento para quem tem que decidir a atribuição dos fundos porque se percebe que há uma estratégia que é geral, global e que serve todas as populações”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background