Berta Soares é a candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Vila das Aves
Principal / Notícias / Berta Soares é a candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Vila das Aves

Berta Soares é a candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Vila das Aves

Berta Soares tem 32 anos, é casada e mãe de dois filhos. É técnica superior em Gerontologia, com especialização em igualdade de género, acumulando com o cargo de administrativa.

Estuda, neste momento, na Licenciatura em Ciências Sociais, enquanto trabalhadora-estudante. Estudou na Escola Secundária Tomaz Pelayo, tendo ingressado no curso de Solicitadoria pelo IPP na ESTGF. No decorrer desta formação, vivenciou, na primeira pessoa, a escassez de transportes públicos, uma vez que, diariamente, Vila das Aves fazia parte do seu trajeto. Na sua opinião, é urgente implementar uma rede de transportes coletivos que disponha de horários alargados que beneficiem trabalhadores, estudantes e idosos e que, consequentemente, reduzam o impacto ambiental.

Mais tarde, completou a sua formação académica na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave em Gerontologia. O seu conhecimento do setor das políticas públicas para o envelhecimento é vasto, tendo trabalhado em ERPIs e em contexto domiciliário, com idosos e cuidadores informais. Nesse âmbito, elege como área prioritária, em termos de políticas públicas, a educação para o envelhecimento de jovens, adultos e cuidadores.

O seu percurso artístico e desportivo iniciou-se no Ginásio Clube de Santo Tirso, em ginástica rítmica, passando pela escalada e pelo hip-hop. Atualmente, é praticante de dança. Integrou, ainda, o Grupo Coral de Santo Tirso, obtendo a sua formação musical na Escola de Música Génesis. Realizou, paralelamente, voluntariado na Associação Portuguesa da Comunidade contra a SIDA e no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.

Em 2013, enquanto vendedora de serviços de telecomunicações D2D, contactou com a realidade da Vila das Aves, nomeadamente no Bairro de Ringe. Partindo desta experiência, a candidata concluiu a necessidade de criar, na freguesia, infraestruturas de acolhimento diurno para pessoas idosas, com vista à sua integração na comunidade, e de combate à exclusão social, mediante programas de monitorização e de apoio domiciliário. Berta Soares pretende, como eleita na Assembleia de Freguesia de Vila das Aves, implementar políticas de incentivo ao comércio local na Vila, criar um gabinete de apoio ao cuidador, valorizar o potencial artístico dos jovens, dinamizando uma Escola de Música, estabelecer espaços noturnos que promovam a confraternização entre os mais jovens e fomentar uma rede de voluntariado ativo, em parceria com instituições locais, que abranja todas as faixas etárias, essencialmente os mais velhos.

Outra das suas propostas passa pela atribuição de Bolsas de Estudo para Trabalhadores-Estudantes acima dos 30 anos, já que existem muitas pessoas com imensas capacidades intelectuais mas sem as condições sociais e económicas para prosseguir os seus sonhos e objetivos.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background