António Soares, candidato à Assembleia Municipal de Santo Tirso pelo Bloco de esquerda visitou o Ginásio Clube de Santo Tirso. À saída prestou declarações aos jornalistas.
Principais dificuldades do Ginásio Clube de Santo Tirso: “A questão da pandemia veio afetar muito aquilo que foi desporto de formação, o ginásio é um clube formador, eu fui formado aqui e é como voltar a casa, não como atleta, não como treinador mas noutros moldes também importantes para o ginásio, para o desporto no concelho. A pandemia veio afetar muito isso, aquilo que eu passei não foi o que estes jovens estão a passar , tiveram que ter treinos online, não tiveram competição e isso tudo veio mexer com aquilo que é a verdadeira essência do desporto que é o balneário, que é a união, que é a construção de um espírito de comunidade e de pertença como a Ana Isabel falou que não existiu durante este ano e meio de pandemia e que para já se prolonga para a próxima época tendo em conta o desenvolvimento da pandemia e é uma coisa que o bloco está a pensar já futuramente para propor na Assembleia Municipal se conseguirmos que a Ana Isabel vá para a vereação também teremos mais força para o fazer que é preparar e dar condições aos clubes como o ginásio, como os outros clubes que também temos vindo a visitar e outras associações para conseguir ter esses atletas e que esses atletas permaneçam mesmo em pandemia e realmente é a principal dificuldade que está afetar os clubes e associações atualmente”.
Falta de espaços para treinar: “Falamos também da questão dos pavilhões, há falta de pavilhões, o ginásio tem nove modalidades, a maior parte delas são em pavilhão, o voleibol, o voleibol masculino e feminino, o andebol, a ginástica rítmica, os trampolins e tudo isso é necessário um pavilhão, são desportos indoor e existe um pavilhão do ginásio para a prática do andebol que foi o desporto que eu pratiquei não tem as devidas condições, não tem o devido distanciamento de segurança, tem um pavilhão municipal mas o pavilhão municipal também é utilizado pela AST e por outras associações e bem porque é o pavilhão municipal, todas as associações e todos clubes têm direito a poder usufruir dele. O voleibol já podem praticar aqui mas não deixam de ser de vários escalões e feminino e masculino isso dificulta muito o processo de formação, o processo de criar se calhar outras modalidades e mesmo dentro de outras modalidades criar mais secções, isso também foi uma das dificuldades apontadas pelo ginásio nesta reunião”.
Defesa do desporto na Assembleia Municipal: “O desporto e qualquer coisa, nós vamos para lá para estarmos ativos e defender tudo aquilo que temos no nosso programa, conseguir o máximo de coisas e de conquistas que realmente temos planeadas e acho que no desporto é uma das nossas prioridades por muito muito fatores que a Ana Isabel já enumerou, a questão da saúde, é uma forma de prevenir mais a saúde dos nossos jovens que futuramente serão adultos mais saudáveis, a questão da obesidade, o sedentarismo, os problemas mentais, o desporto é uma forma de nós também nos abstrairmos de tudo aquilo que é a vida fora do desporto, é uma forma de nos focarmos naquilo e durante essas uma hora, duas horas de treino temos, não nos precisamos de preocupar com o trabalho, com a escola, com problemas familiares, é também um fator agregador de combate à segregação social e é por isso que também é um dos nossos pilares e nossas bandeiras. Obviamente que quando estiver na Assembleia Municipal vamos continuar a lutar para que se faça mais pelo desporto no nosso concelho e eu próprio como já referi também fui atleta e sei bem o que é a necessidade do desporto na formação dos jovens”.
Jovens na política: “Faz e acho que existe muito o estigma de que a política não é para os jovens, o que é muito jovem para se colocar por exemplo certos candidatos a determinados órgãos, no bloco não existe isso. Eu tenho 19 anos, a Ana Isabel tem 26, temos a Tatiana com 20, até o próprio João Rompate com 29 é um candidato jovem e nós estamos a tentar quebrar esse estigma porque realmente se não forem os jovens a mudar, os jovens são o futuro e nós com isto, ao construímos esta candidatura jovem estamos a pensar no futuro porque realmente não é só falar de futuro tendo em conta que não é para nós mas nós estamos também construi-lo para nós. Nós queremos viver em Santo Tirso, nós queremos praticar desporto em Santo Tirso, nós queremos poder fazer a nossa vida em Santo Tirso, com as nossas famílias, com os nossos amigos. E é por isso que é tão importante haver jovens na política, principalmente na política autárquica que é uma política muito envelhecida no nosso concelho, é uma política que está cansada, já referi isso muitas vezes, é uma política que está cansada e nós com as nossas novas caras, com as nossas novas políticas viemos dar uma lufada de ar fresco no que é o panorama político”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL