Alberto Costa: "Eu acredito nas pessoas, acredito na minha terra, acredito e tenho a convicção de que a população vai saber optar"
Principal / Notícias / Alberto Costa: “Eu acredito nas pessoas, acredito na minha terra, acredito e tenho a convicção de que a população vai saber optar”

Alberto Costa: “Eu acredito nas pessoas, acredito na minha terra, acredito e tenho a convicção de que a população vai saber optar”

Imagem: Diário de Santo Tirso

Alberto Costa fez ontem a apresentação da sua candidatura à Câmara Municipal de Santo Tirso. No final prestou declarações aos jornalistas.

Propostas para o próximo mandato: “Como eu disse o principal eixo e o eixo prioritário é de facto a transição climática e desde logo por isso perceberam que o mandatário desta candidatura fosse o ministro João Pedro Matos Fernandes. Facto é para nós num município verde como o de Santo Tirso que faz todo o sentido e por isso este é o principal eixo. Mas naturalmente temos outro eixo o eixo da transição digital e por isso é que há pouco anunciava que vamos fazer investimentos também na área digital mas naturalmente que mesmo sendo estes os eixos temos ainda mais eixos, temos mais prioridades, a cultura, a própria juventude, o próprio desporto ou seja claramente ninguém fica para trás e é por isso que aqui há pouco anunciei algumas medidas concretas e medidas concretas que não são promessas como dizia há pouco, promessas vãs, são promessas que são para ser concretizadas, as pessoas conhecem-me sabem que sou um homem honrado e de palavra e portanto elas vão acontecer garantidamente. Porquê? Porque no cerne da questão não estão aqui, estou e vocês sabem, está aqui o diálogo, a proximidade constante com as pessoas que está aqui em causa é facto que ninguém fique para trás, o que está aqui em causa é que todos os tirsenses contam e é por isso que também a regeneração urbana vai avançar, a requalificação de ruas, a requalificação de estradas, anunciei aqui como de facto, a requalificação urbana de Vila das Aves que já há pouco tinha, há alguns tempos tinha vindo a falar sobre o assunto, é facto no próximo mandato uma das nossas prioridades, essa a reabilitação urbana de Vila das Aves mas também de todo o município, continuar a fazer investimento nas infraestruturas existentes. É também por isso que vamos levar o programa Pedala a outras freguesias nomeadamente a Vila das Aves, é exatamente por isso que também vamos fazer e espalhar aquilo que são os carregamentos elétricos de veículos elétricos”.

Diálogo com as Juntas de Freguesias: “Também por todas as freguesias e também aqui uma medida que é fundamental para mim também é fundamental que é aquilo que é o diálogo constante e permanente com as juntas de freguesia, aquilo que é o delegar de competências nas próprias juntas de freguesia como eu dizia há pouco, nós não podemos estar com dois discursos, naturalmente que institucionalmente é importante mas mais que institucionalmente é uma questão de coerência política, não podemos dizer que o estado central e reivindicar junto do estado central que deve delegar competências nas câmaras porque são aqueles que estão mais próximos das populações e nós câmara não fazemos o mesmo com as juntas de freguesia. É exatamente por isso que nos últimos anos eu tenho delegado essas competências nas juntas de freguesias e aqui o que eu quis deixar foi um sinal de que isto é para continuar não só na disponibilização de verbas e recursos financeiros que naturalmente são muito importantes mas também com recursos patrimoniais, com recursos humanos para que eles tenham essa competência mas que tenham também a possibilidade de o fazer e fazer bem como têm vindo a fazer ao longo do tempo portanto esta é de facto também um dos eixos prioritários”.

Apoio do Partido Socialista: “E é com isto tudo no geral que aqui hoje me apresento e apresentei por duas razões como disse por um lado porque senti que tinha o apoio do partido quer ao nível local, quer ao nível distrital, quer ao nível nacional como tiveram uma oportunidade hoje de poder assistir mas também por uma segunda razão, porque senti que a população, senti que as pessoas que estavam do meu lado, sentia que as pessoas me pediam e ansiavam que eu avançasse para esta candidatura. E portanto foi pela minha terra que de facto avancei foi por Santo Tirso, pelo nosso Santo Tirso que avancei e naturalmente que estou convicto que as pessoas no dia 26 de setembro vão fazer ver a todas as pessoas, vão fazer ver a nossa terra que de facto esta candidatura Santo Tirso crescemos lado a lado é a melhor candidatura, é a candidatura em que as pessoas se revêem porque não fazemos política barata, nós não fazemos nem falamos por falar, nós falamos de coisas concretas, avançamos e mais que tudo temos tido essa felicidade e essa possibilidade de ter a possibilidade de mostrar obra e é exatamente com essa obra, com esse honrar de palavra que as pessoas já se habituaram que nós vamos querer continuar a construir o futuro nomeadamente de 2021 a 2025 com uma campanha como disse há pouco clara, transparente, limpa, com respeito naturalmente por todos os nossos adversários políticos facto nós temos todo o máximo respeito”.

Pessoas que acompanham Alberto Costa: “O que os candidatos são aqui e foram de facto anunciados, o que vos posso dizer é que temos uma comissão política concelhia já marcada e nessa comissão política concelhia com respeito por aquilo que são os órgãos do partido, quer do seu secretariado quer também da comissão política concelhia e será lá que vão ser debatidos nomes é são lá que vão ser debatidas as listas no próximo dia 26 de julho também vos posso adiantar, à noite às 21 horas, primeiro às 20:30 com o secretariado depois na comissão política concelhia e dali sairão os nomes das pessoas que farão parte da lista à Câmara Municipal e dali saíram os nomes que farão parte das listas à Assembleia Municipal. Portanto é nesse dia que será discutido com os órgãos que será apresentado e que serão apresentadas as listas com os nomes que irão fazer parte deste projeto”.

Eleições disputados até ao final: “Eu acredito nas pessoas, acredito na minha terra, acredito e tenho a plena convicção de que a população vai saber optar, vai saber optar bem como tem vindo a fazer sempre e por isso garantidamente que aquilo que é a democracia, aquilo que é o aparecimento de outras franjas políticas, de outros atores políticos são sempre todos bem vindos não há problema algum com isso. O que nós vamos focar-nos é claramente naquilo que é o nosso trabalho, nosso trabalho de dia a dia naquilo que é o executivo que ainda estamos a liderar e estamos convictos também com as melhores propostas aliás devo dizer que mesmo com as melhores propostas, com propostas claras, concretas daquilo que nós queremos e com conhecimento de causa de que é possível também fazê-lo, sei também claramente dizer-vos, sem deixar de neste momento difícil de acolher aquilo que são as prioridades que é a saúde e esta calamidade pública que de facto é esta pandemia, portanto tal como viemos a demonstrar nos últimos dois anos comigo à frente dos destinos da câmara é possível combater a pandemia, é possível garantir que ninguém fique para trás com todos os apoios econômicos e sociais, quer ao nível empresarial, quer ao nível comercial quer ao nível das famílias e das pessoas e ao mesmo tempo continuar a fazer investimento, a fazer obra e possibilitar que o nosso município avance e avance rumo ao futuro nomeadamente com a transição digital como disse, e rumo à transição climática”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background