O candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso, José Magalhães, esteve hoje reunido com o Ginásio Clube de Santo Tirso, juntamente com João Ferreira. No final prestou declarações aos jornalistas.
Principais dificuldades do Ginásio Clube de Santo Tirso: “As principais dificuldades no ginásio tem a ver com o espaço, espaços desportivos. É necessário mais espaços desportivos para o clube ter uma maior oferta em termos de modalidades. O clube tem essa ambição de poder chegar mais, ter mais atletas, mais jovens a praticar desporto. E basicamente é esse o ponto fundamental. Devia enquadrar isto de uma forma mais geral. A democracia não se faz só de votar de quatro em quatro anos, a democracia deve ser plena fruição de um povo usufruir da arte da cultura, do desporto e de chegar ao máximo, de toda a gente poder usufruir do desporto de forma a formar os indivíduos, para fazer desenvolver o nosso povo, isso para nós é a democracia e também passa por aí, termos cidadãos formados e desenvolvidos, e o desporto é fundamental nas comunidades, fomentar a cultura desportiva, a formação. Um aspeto importante do ginásio é que é um clube fundado na formação ou seja não tem praticamente atletas de fora, todas as suas equipas séniores vêm da formação que eles fazem, dos jovens. Isto é extremamente valioso para nossa comunidade porque permite o acesso às mais variadas áreas da juventude ao desporto. Uma coisa queria salientar, hoje em dia o futebol toma todas as atenções e o ginásio tem neste contra balanço importante que tem, é o clube mais eclético do concelho e aliás nos seus próprios estatutos está escrito que não irão ter futebol, que nunca irão ter futebol enquanto tiverem essa regra nos estatutos e que dá essa particularidade deste clube que deve ser acarinhado”.
Mais equipamentos desportivos: “É preciso mais pavilhões desportivos para termos mais atletas a praticar desporto nas freguesias, não basta só no centro do concelho, é preciso também nas freguesias para expandir modalidades de jovens a praticar desporto. Formarmos bons cidadãos”.
Critérios para atribuição de subsídios aos clubes: “Soubemos agora em reunião que foram revistos os critérios. Anteriormente o Futebol Clube Tirsense era o clube mais apoiado, hoje em dia o Ginásio Clube é o clube mais apoiado e achamos que deve ser assim de facto pelo número de atletas que envolve que tem a praticar desporto, esse deve ser o critério fundamental. Portanto falta consolidar seu apoio ao nível de outras áreas para poder expandir a atividade do clube”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL