Alberto Costa anuncia obras nas ruas da cidade de Santo Tirso no valor de 3,3 milhões de euros
Principal / Reportagens / Alberto Costa anuncia obras nas ruas da cidade de Santo Tirso no valor de 3,3 milhões de euros

Alberto Costa anuncia obras nas ruas da cidade de Santo Tirso no valor de 3,3 milhões de euros

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou hoje no Museu Internacional de Escultura Contemporânea o projeto de adaptação dos espaços públicos de Santo Tirso ao Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável (PMUS). Um investimento de 3,3 milhões de euros sendo 1 milhão e 233 mil euros financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Uma obra que arranca já no próximo dia 12 de julho na rua Professor Doutor Fernando Augusto Pires de Lima e que deverá ficar concluída em julho de 2024. Contempla alguns dos principais arruamentos da cidade, nomeadamente o nó rodoviário a norte do viaduto da CP, a rua do rio Ave, a ponte sobre o rio Ave, a Alameda dos Plátanos, a rotunda de acesso ao mosteiro, a Avenida Soeiro Mendes da Maia, a rua Professor Doutor Fernando Augusto Pires de Lima, a Avenida Sousa Cruz, parcialmente a rua Dr. Oliveira Salazar, a rua do Olival, a rua Dr. Francisco Sá Carneiro, a rua Professor Pires Fernandes e a Rua Conde São Bento.

Este projeto inclui a colocação de piso em betuminoso, redefinição das zonas de estacionamento, criação de zonas de circulação partilhada, execução de áreas de circulação pedonal e zonas verdes, colocação de infraestruturas para redes de águas pluviais, saneamento, rede elétrica e telecomunicações e instalação de ecopontos e contentores de recolha de resíduos.

O Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável tem como objetivo devolver a cidade às pessoas e promover a defesa do meio ambiente, com este projeto o município pretende dotar o concelho de mais de 20 quilómetros de ciclovia, reestruturar os principais espaços públicos da malha urbana em prol dos peões, apostar num serviço intermunicipal de transportes públicos e reorganizar o estacionamento na cidade.

Para Alberto Costa este projeto “será uma profunda transformação e modernização de algumas das principais artérias de Santo Tirso”, dizendo que “Trata-se, sem dúvida, de um dos mais ambiciosos projetos que têm sido trabalhados pelo Município” estando o autarca convicto que “a obra terá um grande impacto para a população”.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background