Este domingo, dia 30 de maio, Valinhas em Monte Córdova recebe o terceiro fim-de-semana da vaca-loura, uma iniciativa organizada pelo projeto VACALOURA.pt coordenado em parceria pela Associação Bioliving, pela Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, pela Sociedade Portuguesa de Entomologia e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O evento vai decorrer entre os dias 28 e 30 de maio, com 25 atividades programadas em 16 localidades, dinamizadas por diferentes monitores, mas todas com o intuito de dar a conhecer a vaca-loura e os seus habitats aos cidadãos. Em Monte Córdova, o evento é coorganizado pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e realiza-se no domingo com inicio às 20h00 no Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas.
Em Santo Tirso, existem populações muito relevantes desta espécie, sendo um dos locais mais interessantes para encontrar esta e outras espécies de lucanídeos o Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas, um lugar que pela sua riqueza natural é ímpar no concelho.
Quem estiver interessado em participar deve fazer a inscrição de forma gratuita através deste formulário, as inscrições devem ser feitas de forma individual para cada pessoa interessada, a idade mínima de participação é de 8 anos, após validação da inscrição serão indicados mais pormenores sobre o ponto de encontro da atividade.
Para a participação é necessário o uso de máscara de proteção individual, álcool gel, uma lanterna individual, calçado e roupa confortável.
Para mais informações sobre o evento pode consultar vacaloura.pt.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL