Tentativas de furtos de carros em Água Longa
Principal / Notícias / Tentativas de furtos de carros em Água Longa

Tentativas de furtos de carros em Água Longa

Imagem: DR

Foram registadas durante a noite de quarta para quinta-feira várias tentativas de assaltos a carros na freguesia de Água Longa, concelho de Santo Tirso.

Ao que o Diário de Santo Tirso apurou com residentes de Água Longa, os assaltantes tentaram roubar vários veículos estacionados na via pública no entanto não terão conseguido sendo que também não terá sido registada qualquer queixa nas autoridades.

Devido ao aumento da profissionalização do furto e tráfico de automóveis por parte de grupos de crime organizado o número de carros roubados que as autoridades portuguesas conseguem recuperar é cada vez menor.

A sofisticação de técnicas de roubo por parte dos criminosos, que falsificam documentos, números de chassis e usam tecnologias facilmente acessíveis online para ultrapassar as seguranças da viatura, está a preocupar a Europol, o Serviço Europeu de Polícia. As máfias usam chaves virgens, aparelhos de codificação de chaves que reprogramam os códigos das centralinas para pôr o carro a andar e “jammers” que bloqueiam sinais de comunicação que permitem localizar a viatura.

Alguns assaltos são inclusive feitos por encomenda, pelo que as organizações criminosas chegam mesmo a fazer “homejacking”, ou seja, a roubar os carros dentro da casa dos donos. Técnicas como o ‘carjacking’ ou o uso de reboque continuam também a ser utilizadas.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background