O Tirsense recebeu e venceu o Brito SC por 3-1 em jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato de Portugal, série B. Foi o último jogo da época para a equipa de Santo Tirso.
A equipa da casa alinhou com Manu na baliza, Pedro Queirós, Gonçalo Graça, e Rogerinho na defesa, Tiago Silva, Ben e Nuno Campos no meio campo, Dennis, Pedro Garcia nas alas e João Martins foi o ponta de lança.
O jogo de hoje com o Brito era de extrema importância para as duas equipas que lutavam para não descer de divisão, para os distritais.
O treinador do Tirsense, Quim Berto, foi obrigado a deixar o defesa central João Pedro, habitualmente titular, fora da convocatória, jogador que se lesionou no último jogo com o Felgueiras. Rogerinho voltou a merecer a confiança do seu treinador para ser o defesa esquerdo.
A primeira parte começou a um ritmo bem disputado, no entanto com ligeiro ascendente da equipa da casa. Pedro Garcia foi o primeiro a ameaçar abrir o marcador com um remate que não passou longe da baliza visitante. O golo acabou mesmo por chegar por Dennis, na sequência de um lançamento lateral. Logo de seguida muitas reclamações para uma possível grande penalidade a beneficiar o Tirsense mas o árbitro acabou por dar livre, mesmo junto à área. Alguns minutos depois a equipa do Brito esboçou a primeira reação e Zé Marco fez um remate perto da pequena área que quase deu em golo. Minuto seguinte e mais um remate que poderia ter dado em golo. O golo dos visitantes acabou por acontecer ao minuto 32 por Zé Marco, golo que foi uma fotocópia do 1-0 favorável ao Tirsense. A equipa visitante parecia animar-se com o empate mas dois minutos depois foi de novo a equipa da casa a ficar em vantagem através de Dennis que apareceu na cara de João Cardoso e não perdoou. O Tirsense continuou a carregar e ao minuto 40 o médio Ben fez o 3-1 após boa jogada no ataque do lado direito do ataque. No final da primeira parte o Tirsense assegurava matematicamente a manutenção no campeonato de Portugal.
A segunda parte começou com uma toada mais morna, a equipa do Tirsense tentou acalmar os ânimos e o Brito SC tentou contrapor, no entanto não conseguindo criar perigo. Dennis teve uma boa oportunidade para fazer o 4-1 na sequência de um canto e logo de seguida Abaas, acabado de entrar, poderia ter feito o 3-1. Quim Berto fez entrar o velocista Kakra fazendo sair Pedro Garcia, muito desgastado. Ao minuto 80 os responsáveis do Brito pediram penalti, no entanto o árbitro mandou jogar. João Martins, também muito desgastado, saiu e entrou Sérgio Cardoso, minuto 82. Ao minuto 84 acabou por acontecer o golo do Brito, Abaas apareceu isolado e bateu o guarda-redes Manu. Quim Berto mexeu de novo na equipa e fez entrar João Carvalho e Neves, saindo Dennis e Nuno Campos. Ao minuto 93 o jogador Kiko e Sérgio Cardoso envolveram-se numa disputa após um lance e acabaram os dois expulsos. No último minuto dos descontos, Manu, guarda-redes do Tirsense que teve uma tarde relativamente descansada, fez a defesa do jogo, após um livre à entrada da grande área. Uma defesa que garantiu a vitória e a manutenção do FC Tirsense que no próximo ano jogará o campeonato de Portugal.
Para terminar referimos que na próxima época será criada a 3ª liga e o campeonato de Portugal passará a ser o 4º escalão nacional, divisão onde jogará o FC Tirsense. O Brito SC foi relegado para os distritais e na próxima época jogará o 5º escalão nacional.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL