JSD propõe criação de plataforma para apoio à saúde mental
Principal / Notícias / JSD propõe criação de plataforma para apoio à saúde mental

JSD propõe criação de plataforma para apoio à saúde mental

Imagem: Ana Maria Lages

A Juventude Social Democrata (JSD) enviou dia 1 de fevereiro uma carta a Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso com uma proposta de um projeto que visa o apoio à saúde mental numa fase em que a mesma, devido à pandemia que vivemos, se encontra fragilizada.

A Câmara Municipal lançou no ano passado uma linha de Acompanhamento Emocional integrada por quatro psicólogos em que o objetivo é prestar o apoio emocional e esclarecer questões do foro psicológico.

A Juventude Social Democrata acredita que devido aos tempos difíceis que vivemos a linha criada pela Câmara Municipal não tem sido suficiente para dar resposta a todas as pessoas que se encontram em situações complicadas devido à pandemia, o que interfere com a sua saúde mental podendo colocar as suas vidas e até as de outras pessoas em risco.

“A saúde mental é uma prioridade agora e tendencialmente cada vez mais!” refere Ana Maria Lages, Presidente da Juventude Social Democrata de Santo Tirso em declarações ao Diário de Santo Tirso.

Com vista a complementar o serviço já criado pela Câmara Municipal, a Juventude Social Democrata  elaborou este projeto que encaminhou então para o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa.

A proposta consiste na criação de uma plataforma online, que seria integrada por voluntários recém-licenciados, recéns mestrandos ou profissionais da área da saúde desempregados que iriam interagir com pessoas que necessitem de ajuda psicológica. A plataforma poderia funcionar de duas formas. A primeira seria pelo WhatsApp para respeitar a privacidade de cada utilizador mas ao mesmo tempo permitindo uma maior proximidade. A segunda seria via Zoom, criando grupos de debate para discutir formas de ultrapassar estes tempos difíceis.

Após o envio deste projeto a dia 1 de Fevereiro, Ana Maria Lages voltou a apresenta-lo na reunião de Assembleia Municipal do dia 25 de fevereiro. Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, referiu nessa mesma assembleia que iria endereçar a resposta em privado mas até ao momento Ana Maria Lages diz que ainda não obteve resposta.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background