Morreu Carlos do Carmo, segunda-feira é dia de luto nacional
Principal / País / Morreu Carlos do Carmo, segunda-feira é dia de luto nacional

Morreu Carlos do Carmo, segunda-feira é dia de luto nacional

Carlos do Carmo um dos fadista mais conhecidos de Portugal, morreu hoje aos 81 anos vitima de um aneurisma. O fadista deu entrada ontem no hospital de Santa Maria, em Lisboa, com um aneurisma na aorta vindo a falecer hoje de manhã.

Nascido em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939, Carlos do Carmo despediu-se dos palcos em 2019 após mais de meio século de carreira.

Carlos do Carmo foi reconhecido, em 2014, com um Grammy Latino de carreira e com o Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal, da Associação Imprensa Estrangeira em Portugal.

Um ano depois receberia a “Grande Médaille de Vermeil” da cidade de Paris, “a mais alta distinção” da capital francesa, e em 2016 foi-lhe atribuído o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, da Presidência da República.

Aos 78 anos, em 2018, estreou-se a atuar em Nova Iorque, onde a NPR (rádio pública norte-americana) o descreveu como um “Sinatra do fado”. E ele, que nunca escondeu a profunda admiração pelo músico norte-americano, disse à estação de rádio que “O Sinatra foi o melhor fadista” que tinha ouvido.

No ano em que acabaria por anunciar o fim da carreira, foi-lhe atribuído o Prémio Vasco Graça Moura — Cidadania Cultural 2020.

O fado português ficou mais pobre a partir de hoje, o governo já decretou um dia de luto nacional para segunda-feira dia 4 de janeiro de 2021.

Terça-feira também será prestada uma homenagem ao fadista no espetáculo de abertura da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background