CDU de Santo Tirso reage à intenção do município de resgatar a concessão da água
Principal / Notícias / CDU de Santo Tirso reage à intenção do município de resgatar a concessão da água

CDU de Santo Tirso reage à intenção do município de resgatar a concessão da água

Imagem: DR

A Coligação Democrática Unitária (CDU), formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” de Santo Tirso reagiu à intenção do executivo municipal de Santo Tirso de resgatar a concessão da água pública, entregue desde 1998 à empresa INDAQUA.

A coligação partidária com representação em Santo Tirso considera que a “entrega da água a privados é uma opção profundamente negativa que o PS insistiu em impor ao concelho com consequências profundamente negativas, algumas das quais os tirsenses conhecem mensalmente na fatura da água que recebem nas suas casas ou empresas”. Para a CDU a entrega da concessão da água pública a privados é um “profundo erro da gestão PS”, referindo-se a 1998.

Na sequência do anúncio da Câmara Municipal, a CDU de Santo Tirso pede esclarecimentos:

“- Qual a avaliação que a Câmara Municipal de Santo Tirso faz do cumprimento do caderno de encargos por parte da empresa concessionária? Esta decisão acontece porque o PS deixou de estar de acordo com com o caderno de encargos que aprovou? A empresa concessionária deixou de cumprir o caderno de encargos?”

“- Como, de que forma e com que reais custos financeiros pensa concretizar este processo?”

“- Que medidas está a Câmara considerar para salvaguardar os postos de trabalho e direitos dos trabalhadores que atualmente asseguram as funções em nome da empresa concessionária?”

“- De que forma pensa a Câmara cumprir e concluir a rede pública de abastecimento de água ao concelho e de que forma esta alteração, confirmando-se, afecta este objetivo?”

A CDU solicita ainda ainda, “ao abrigo das mesmas disposições legais e regimentares, informação escrita dos relatórios de avaliação do cumprimento do caderno de encargos da concessão por parte da empresa nos últimos 5 anos”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background