As autarquias podem pedir um empréstimo ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) para resgatar contratos de concessão de água, como é o caso de Santo Tirso. Para isso tem que haver “benefícios quantificáveis”.
No Orçamento de Estado para 2021, o governo prevê um mecanismo para fazer regressar os contrato de concessão de água a entidades públicas.
“Em 2021, o FAM pode conceder empréstimos para pagamento a concessionários decorrente de resgate de contrato de concessão de exploração e gestão de serviços municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais ou de gestão de resíduos urbanos”, pode ler-se no do documento do orçamento de estado para 2021.
O resgate tem de ter obrigatoriamente uma “clara e inequívoca” da “necessidade” ou “vantagem” na operação. Todo o processo só se justificará e será financiada pelo FAM, se resultarem “benefícios quantificáveis para o município e para o Estado” e terá de determinar a extinção de todas as responsabilidades da autarquia para com o concessionário, no caso de Santo Tirso, a INDAQUA.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL