Câmara Municipal vai rescindir contrato com a INDAQUA e criar uma nova empresa municipal
Principal / Reportagens / Câmara Municipal vai rescindir contrato com a INDAQUA e criar uma nova empresa municipal

Câmara Municipal vai rescindir contrato com a INDAQUA e criar uma nova empresa municipal

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, anunciou esta tarde em conferência de imprensa que o município vai efetuar o resgate da concessão da água à empresa INDAQUA.

A decisão prende-se com o facto de Santo Tirso ter desde há vários anos a água mais cara do país, tal como explica Alberto Costa: “Não me podia resignar com a situação de injustiça de que está a ser vítima a população do concelho, obrigada a pagar a água mais cara do país”.

A solução encontrada, segundo o executivo municipal, passa por resgatar a concessão à INDAQUA e criar uma nova empresa municipal que garanta a exploração do serviço de água. Para Alberto Costa, dos vários modelos estudados, esta é a melhor opção, uma vez que agrega um conjunto de vantagens: “Permite reduzir 35 por cento os tarifários, garante uma gestão altamente profissional que assegura os padrões de qualidade existentes, abre caminho à possibilidade de se avançar para uma empresa intermunicipal, e carece de aprovação da Assembleia Municipal, envolvendo todos os partidos numa decisão que tem implicações no futuro do Município”.

A INDAQUA terá de ser indemnizada em 12 milhões de euros. Alberto Costa refere que os munícipes “não serão prejudicados, visto que beneficiarão de uma significativa redução real no tarifário de 35%”.

De acordo com os termos do contrato de concessão em vigor o resgate terá efeito nos tarifários a partir de janeiro de 2023. Até lá, a concessionária continuará a gerir e a explorar a rede de abastecimento de água.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background