A Kiara é uma cadela sénior com cerca de 10 anos, da raça pastor belga que foi encontrada abandonada dentro de um caixote do lixo em Santiago da Carreira, Santo Tirso.
Uma história triste que infelizmente nos dias de hoje ainda se vê a acontecer, animais tratados como objetos que são descartados e abandonados à sua sorte sem qualquer peso na consciência de quem o faz.
Kiara estava debilitada, cega e só com pele e osso. Foi levada para o Canil Municipal de Santo Tirso, onde esteve cerca de um mês.
Foi então quando conheceu duas amigas dos animais, a Helena e a Emília. Ambas as amigas já têm outros patudos. Helena tem três cães resgatados, dois deles com necessidades especiais Emília tem duas cadelas e três gatos, cinco animais que foram resgatados!
Dia 24 de novembro de 2020, o dia em que Kiara foi adotada por Helena e Emília. Além de ser cega, Helena e Emília rapidamente detetaram que a Kiara era diabética.
Em 48 horas a Kiara engordou quase dois quilos. Apesar de no canil lhe terem dito que comia muito bem, a verdade é que não comia da mesma forma que também não se relacionava bem com outros animais. Por ser cega necessita de ajuda para comer, caso esteja na companhia de outros animais e desenvolveu um sistema de defesa, retraindo-se perante outros patudos.
A nova família dá-lhe todo o amor, conforto e cuidados de saúde que ela precisa. A Kiara que é uma cadelinha muito meiga, encontrou assim alguém que a valorize e lhe deu uma nova oportunidade de viver como merece, do lixo para o luxo.
A história da Kiara pode ser seguida em Kiara do lixo para o luxo, página do facebook criada pelas suas tutoras.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL