Instituições nacionais, constitucionalistas e políticos contra obrigatoriedade da instalação da StayAway Covid
Principal / País / Instituições nacionais, constitucionalistas e políticos contra obrigatoriedade da instalação da StayAway Covid

Instituições nacionais, constitucionalistas e políticos contra obrigatoriedade da instalação da StayAway Covid

Imagem: Rui Duarte Silva

Apenas 179 pessoas informaram a aplicação StayAway Covid de que tinham covid-19. O universo é de milhares de pessoas pelo que a percentagem de utilizadores activos é muito pequena.

As instituições e partidos políticos estão preocupadas com a privacidade. Para muitos a obrigação do uso da aplicação é inconstitucional.

Contra a proposta de lei estão instituições como a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a associação de Defesa dos Direitos Digitais, o Conselho Nacional de Saúde, a União Geral de Trabalhadores, o Conselho de Escolas, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e a Associação de Oficiais das Forças Armadas.

Relativamente aos partidos políticos, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, Os Verdes, PAN e CHEGA mostraram-se contra a proposta de lei que ainda vai ser votada, o CDS tem “reservas de fundo” e o PSD ainda não se manifestou. Ou seja, tirando o PS, mais nenhum partido político é favorável a esta intenção do governo neste momento.

Desde que o Primeiro-Ministro anunciou a intenção de obrigar os portugueses a instalar a aplicação StayAway Covid multiplicam-se nas redes sociais mensagens inflamadas, muitas injuriosas, sendo que Costa também não escapa à internet e aos tradicionais memes:

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background