A Comissão Política do CDS de Santo Tirso, apelando ao seu estatuto do Direito de Oposição apresentou algumas propostas e iniciativas, no passado dia 15 de Setembro nas mais diversas áreas que julgam necessárias para o concelho.
Seguem as medidas propostas:
No âmbito da Saúde:
– Situação do Hospital de Santo Tirso, que após a reversão do atual Governo, o Centro Hospital de Santo Tirso viu-se num vazio de investimento técnico e humano, que neste momento as suas valências estão completamente paradas e moribundas.
Queremos com isto, que a Camara Municipal exerça a sua força junto do Ministério da Saúde, para que cumpram com o prometido, ou seja, a total ativação de um serviço de saúde digno, que face à conjuntura atual COVID-19, muito necessitamos.
Ambiente e floresta:
-Ordenamento, manutenção e limpeza da nossa floresta. Responsabilização com a aplicação de coimas aos proprietários, que não cumpram estes requisitos.
-Limpeza das bermas das estradas municipais e acessos às variantes, que atualmente são um acumular de silvas, tapando na maioria dos casos, os sinais de transito e proteções.
Proteção Civil:
-Aumento do apoio dos subsídios às cooperações de bombeiros do concelho, ajudando quem ajuda a população, abdicando e transferindo verbas de ações meramente populares e eleitoralistas.
Água e Saneamento:
-Intervenção da Camara Municipal em renegociar e retirar o concelho do topo do Pais, onde a água é a mais cara.
-Finalização da rede de saneamento e de água canalizada no concelho.
Ensino:
-Necessidade em instalar no Concelho um ensino superior, e vemos na Escola Profissional Agrícola Conde S.Bento uma oportunidade para tal, agregando uma escola superior agraria, já que possuímos valências agrícolas e geográficas únicas, como a vinicultura, pecuária e florestal.
Comercio Tradicional:
-Apoio fortíssimo aos comerciantes em conjunto com a ACIST, para fazer face à crise provocada pela pandemia, já na próxima época natalícia, com uma aposta em medidas de incentivo à compra no concelho, fomentada por concursos, sorteios de prémios, vales, descontos e demais regalias, para que a população compre no nosso comércio, ajudando o que é nosso.
Ação Social:
-Reforço dos apoios às IPSS para fazer face às necessidades criadas pela COVD19.
-Apoiar as famílias que nesta pandemia viram os seus rendimentos drasticamente afetados, reforçando o plano municipal de emergência municipal.
Outros pontos:
– Melhoramento imediato da estrada municipal entre Santo Tirso e Sequeirô.
– Requalificação do piso do recinto da Feira Municipal, que desde 2009 estamos a reivindicar.
– Atribuição/ nomeação da rua do Quartel dos Bombeiros Vermelhos, para Rua Dr Asuil Dinis Linhares Carneiro, como homenagem e reconhecimento de um Homem que muito contribuiu para o concelho e em particular aos bombeiros.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL