Donas de canil em Santo Tirso arriscam dois anos de prisão
Principal / Notícias / Donas de canil em Santo Tirso arriscam dois anos de prisão

Donas de canil em Santo Tirso arriscam dois anos de prisão

Incêndio de grandes dimensões que deflagrou no concelho de Santo Tirso queimou uma propriedade privada, na Serra da Agrela, onde estava alojado um canil ilegal que albergava centenas de animais.

Pelo menos 54 animais morreram queimados na sequência de um incêndio de grandes dimensões que atingiu o abrigo ‘Cantinho 4 Patas’, um canil ilegal na Serra da Agrela.

Agora, os proprietários do canil podem incorrer a um crime de abandono e maus-tratos a animais, com possível pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias, refere Rui Pereira, professor e ex-ministro da Administração Interna.

Também a “GNR devia ter detido imediatamente os proprietários do canil” quando as chamas chegaram ao local e “libertado os animais” ali presos, afirma Conceição Valdágua, professora de Direito Penal, à Renascença.

Este caso não carece de queixa para ser investigado, por se tratar de um crime público. No entanto, o incêndio e as suas consequências, nomeadamente a morte dos animais, serão participadas pela GNR ao Ministério Público.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background