Comemorações do 25 de Abril em Santo Tirso com programa cultural e desportivo
Principal / Notícias / Comemorações do 25 de Abril em Santo Tirso com programa cultural e desportivo

Comemorações do 25 de Abril em Santo Tirso com programa cultural e desportivo

A Câmara Municipal de Santo Tirso promove as habituais comemorações do 25 de Abril com um programa diversificado de atividades. Todas as iniciativas são gratuitas.

Este ano, o ponto alto das comemorações do 25 de Abril vai ser a apresentação do painel “Margens do Ave”, da autoria da artista plástica Iva Viana. Instalado no átrio do edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso, é o maior painel de gesso feito até à data pela artista.

A obra foi encomenda a Iva Viana após a pandemia de covid-19 com a intenção de ser um tributo à resiliência da comunidade tirsense. A apresentação pública vai ser feita às 19h00 do dia 24 de abril e vai contar com a presença da artista.

Também no dia 24, vão ter lugar na Biblioteca Municipal de Santo Tirso uma Hora do Conto para crianças maiores de 6 anos e uma sessão de cinema para maiores de 12. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 830 401.

A sessão está agendada para as 10h30 da manhã e vai contar com leituras da obra “25 de Abrir, o Abril que nos fez”, da autoria de Alexandre Honrado, com ilustrações de Maria João Lopes. Publicado em 2014, o livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

“Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história”, consta na sinopse da obra.

Já a sessão de cinema vai decorrer da parte da tarde, a partir das 14h00. “Capitães de Abril” é o filme que vai ser projetado, obra de referência que marcou a estreia de Maria de Medeiros na realização em 2000.

Na sinopse do filme pode ser lido: “Na madrugada de 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, ‘Grândola, Vila Morena’. Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. O capitão Salgueiro Maia marcha com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue.”

Dia 25 de abril, a Caminhada da Liberdade arranca pelas 09h00 da Praça 25 de Abril (em carro próprio), saindo o percurso pelas 09h30 no Carvalhal de Valinhas. No âmbito do Programa de Caminhadas da Câmara Municipal, o percurso vai realizar-se no trajeto PR 1 STS – “Histórico Pré-Industrial”, com uma distância de 7,1 quilómetros e uma classificação de grau de dificuldade de Nível III – Algo Difícil.

Com passagem pelas Quedas da Fervença, Pereiras, Centro Interpretativo do Monte Padrão e Castro do Monte Padrão, a caminhada termina pelas 13h00, novamente no Carvalhal de Valinhas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, até às 23h59 do dia 23 de abril, através da ligação https://santotirso.sincelo.pt//portal/formulario.php?f=43 ou na APP (CM Santo Tirso).

O programa continua com a tradicional Sessão Solene, que tem lugar nos Paços do Concelho, a partir das 11h00.

Da parte da tarde, terão lugar a Final da Taça de Futebol Concelhio e a Final da Taça de Futsal Concelhio. A Taça de Futebol está agendada para as 16h00, no Estádio Abel Alves de Figueiredo. Por sua vez, a Taça de Futsal terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal a partir das 18h00, com os Traquinas a entrarem às 18h00, os Infantis a jogarem às 19h00 e os Iniciados a começarem às 20h00.

Estes espetáculos desportivos contam com a organização da Associação de Futebol Amador de Santo Tirso e da Associação Concelhia de Futsal Amador de Santo Tirso.

Por último, na noite de dia 26 de abril, vai subir ao palco Ana Bacalhau, a partir das 22h00, na Praça 25 de Abril. O espetáculo está integrado no programa A Noite-S e vai ter Claúdia Pascoal como convidada especial.

No início do mês, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves já dinamizou um teatro para famílias e um espetáculo musical.

“A Revolução Está no Meu Sótão?” decorreu a 5 de abril, contando com dramaturgia de Carlota Castro e interpretação e encenação de Diogo Carvalho e Tânia Orchid. O espetáculo teatral é uma celebração dos 50 anos do 25 de abril: uma viagem emocional que convida o público a refletir sobre o significado da liberdade, o poder da resistência e a importância de nunca esquecer os que moldaram o nosso passado e influenciam o nosso futuro.

Os “Cantares de Abril” trouxeram o artista tirsense José Morais ao Centro Cultural no dia 12. José Morais entrega-se às canções revolucionárias, evocando a memória dos cantores e compositores que inspiraram a luta pela liberdade, como José Afonso, Manuel Freire e Adriano Correia de Oliveira. A sua interpretação é um tributo às vozes que marcaram a história e um convite à reflexão sobre a atualidade das suas mensagens.

Ainda, a Biblioteca Municipal está a promover, desde 29 de março e até 19 de julho, uma Comunidade de Leitores focada nos Livros Proibidos. Nesta edição são convocados cinco livros que se inscrevem noutras tantas proibições, livros que puseram em causa religiões, regimes, tradições, preconceitos e dogmas, livros livres, desassossegados e impertinentes que foram objeto de censura, condenação e proibição. O programa pode ser consultado em: https://www.cm-stirso.pt/conhecer/eventos/evento/leitura-45.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background