ASAE apreendeu um milhão de artigos contrafeitos em Santo Tirso e mais duas localidades
Principal / Notícias / ASAE apreendeu um milhão de artigos contrafeitos em Santo Tirso e mais duas localidades

ASAE apreendeu um milhão de artigos contrafeitos em Santo Tirso e mais duas localidades

Imagem: ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais deum milhão de artigos contrafeitos em armazéns de distribuição nos concelhos de Santo Tirso e Vila do Conde e ainda em e Benavente.

Em comunicado enviado às redações a ASAE refere que foram apreendidos 46 mil euros euros em numerário por suspeito de serem “lucros provenientes da atividade criminosa”.

Da operação especial de prevenção criminal, resultou a instauração de quatro processos-crime por suspeita da prática dos crimes de contrafação, venda ou ocultação de produtos e violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos ou modelos, fraude sobre mercadorias e fraude fiscal.

Foram também apreendidos 1 150 000 artigos contrafeitos, incluindo vestuário, acessórios de moda, componentes de telemóveis, carregadores, capas de telemóvel, cabos de alimentação e artigos de marroquinaria.

“Muitos destes artigos apresentavam preços semelhantes aos praticados em produtos originais, evidenciando uma clara intenção de os fazer passar por legítimos e de enganar os consumidores durante as transações comerciais”, disse a ASAE no comunicado.

O valor estimado das apreensões, “apurado pelos valores das peças contrafeitas e não do valor de mercado”, é de cerca de meio milhão de euros.

“A contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais, sendo que a ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da contrafação, promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, terminou a nota de imprensa.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background