O Bloco de Esquerda de Santo Tirso, através de um comunicado enviado às redações, deu a conhecer as suas propostas para a União de Freguesias de Santo Tirso, Couto(S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.
Participação cidadã, mobilidade, acessibilidades, desporto, associativismo, educação e cultura são as áreas essenciais que merecem atenção por parte dos bloquistas.
Participação Cidadã
1. Retomar o website da União de Freguesias, que se encontra inativo, para que os fregueses possam extrair documentação ou consultar informações sobre as atividades da União de Freguesias e sobre a data de realização das Assembleias de Freguesia.
2. Disponibilizar, no website, informações sobre o Provedor da Junta e o seu endereço de contacto, promovendo a transparência deste órgão. Coesão Social
3. Apoiar famílias necessitadas, trabalhando com todas as instituições da freguesia para ajudar a colmatar as dificuldades de vária ordem decorrentes da crise económica. Ambiente e Sustentabilidade Ambiental
4. Colocar mais ecopontos na União de Freguesias, nos locais que melhor sirvam os interesses dos moradores.
5. Melhorar a conservação, reparação e limpeza/varredura das ruas e jardins da União de Freguesias.
6. Colmatar a necessidade de iluminação pública que existe na União de Freguesias (a título de exemplo, nas ruas adjacentes ao antigo espaço da feira, em Santo Tirso, em que os focos de iluminação se encontram desligados).
7. Completar a rede de saneamento básico.
Mobilidade e Acessibilidades
8. Melhorar e aumentar a rede de transportes públicos na União de Freguesias.
9. Recuperar e requalificar as ruas em estado degradado, melhorando as condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida (em particular, a rua 5 caminhos, a estrada da cruz e a estrada em Santa Cristina do Couto).
10. Requalificar os bancos do Parque D. Maria II e atentar na limpeza do espaço.
Desporto e Associativismo
11. Promover a realização de eventos desportivos e recreativos que englobem todos os moradores da União de Freguesias.
12. Dinamizar uma aula de mobilidade para seniores, aos sábados, juntamente com o programa já implementado de medição dos valores da glicemia e da pressão arterial.
Educação e Cultura
13. Organizar eventos culturais, não dependendo da iniciativa da Câmara Municipal e articulando-os com os ranchos e associações culturais da União de Freguesias.
14. Manter um contacto permanente e uma estreita colaboração com as associações de pais e encarregados de educação, concedendo-lhes o apoio necessário.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL